Prêmio Melhores Práticas reconhece ações Sustentáveis nos APL de Base Mineral

Postado em APL

Na ocasião do XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e X Encontro do Comitê Temático Rede APLmineral, ocorreu também a cerimônia que apresentou os três finalistas no Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2016. Como uma forma de incentivar as boas ações, a premiação visa replicar tais posturas, por meio da inovação, levando-se em conta o conceito de Sustentabilidade.

A iniciativa do Prêmio se deu pela RedeAPLmineral, na qual são reconhecidas práticas inéditas realizadas nos diversos processos do setor mineral. Para tanto, os bons resultados de projetos desenvolvidos nas empresas podem inspirar outras organizações a seguirem os exemplos e criar formas de promover o desenvolvimento sustentável.

Desde 2011, a solenidade já premiou empresas de diversos segmentos do setor mineral, que dentre as práticas podem ser destacadas a implantação de uma unidade inovação tecnológica no setor de Gemas e Joias, o aproveitamento de quartzito, fornecimento de argila para APL de Cerâmica Vermelha, aproveitamento de rejeito de pó de Brita no manejo da fertilidade do solo no sudeste Goiano, dentre outras.

Finalistas 2016

Neste ano, o Prêmio Melhores Práticas recebeu inscrições dos diversos APL do Brasil. Dentre os três classificados, as iniciativas ressaltaram a importância da preservação do Meio Ambiente, incluindo os recursos naturais, bem como de questões sociais e desenvolvimento econômico local.

Em terceiro lugar, Antônio Pedro Ferreira Sousa foi reconhecido pela formalização de áreas de Pegmatitos para Pequenos Empreendimentos (Rio Grande do Norte e Paraíba). Na APL Cerâmica de Santa Gertrudes, com a Temática Meio Ambiente, junto ao projeto Sustent’Arte, o polo local foi contemplado pela iniciativa de reaproveitamento dos resíduos da região de Cordeirópolis e Limeira transformando em arte.

A primeira colocação adveio do município de São Thomé das Letras, com a temática Meio Ambiente, cuja prática vencedora foi a redução do consumo de Água, representado pelo empresário José Christiano Villas Boas. Mais informações serão divulgadas na próxima edição da Revista ASPACER.