Seminário de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral é concluído na ASPACER

Postado em APL

Nesta quarta-feira, 21,  o XVI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o XIII Encontro do Comitê Temático RedeAPLMineral foi aberto com uma cerimônia de Premiação das Melhores Práticas.

A Premiação foi feita pelo coordenador do PMP APL Mineral 2019 e Pesquisador do IBICT, Roosevelt Tomé Silva Filha. A todos foram 10 práticas participantes.  A premiação visa reconhecer as melhores práticas nas APL Mineral com melhores procedimentos que apresentem ganhos de mercado e de sustentabilidade. Os vencedores receberam um troféu, certificado, passagem e hospedagem para cerimônia. Nesta edição Os vencedores foram : 3º lugar Rochas Ornamentais – Mármore Bege Bahia- Roberto Carlos da Conceição Ribeira, 2º lugar – Núcleo de Extensão em Prática em Processamento Mineral – Elias Nunes Filho e o 1º lugar ficou com o Projeto Desenvolve Projeto Porto Ferreira – Maria Lucia Baltieri e Ricardo Patroni. ““Para nós é uma honra muito grande ter sido avaliado por mentes brilhantes e ter recebido assim nosso primeiro prêmio federal”, disse Maria Lucia, ganhadora do primeiro lugar representando a Prefeitura de Porto Ferreira.

Na sequência, teve início a plenária da CT RedeAPLmineral, que teve como tema os resultados do desenvolvimento de metodologia de planejamento de longo prazo pelos processos prospectivo para o desenvolvimento sustentável do arranjo produtivo de gemas, joias, artesanatos mineral de Cristalina-GO baseada no banco de dados da APL.

Ainda dentro deste escopo foi apresentado também o projeto atualização e implantação do modelo conceitual de atuação do comitê temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral feita pelo coordenador COTEA/IBICT/MCTIC Marcel de Souza.

Encerrando o Painel, o relator dos eventos Rossevelt Tomé Silva Filho, apresentou o resultado das ações, acompanhamento e avaliação das metas e recomendações dos eventos tanto de seminário nacional de APL de Base Mineral assim como o Encontro de CT RedeAPLmineral.

Em seguida, Elzivir Azevedo Guerra, Representante do CT RedeAPLmineral, da Coordenação Nacional da Comissão Organizadora dos Eventos e da Comissão Coordenadora do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2019, fez uma explanação sobre da agenda da RedeAPLmineral para o ano de 2019.

O encerramento do evento foi feito pelas coordenações nacional e regional e teve como pauta avaliação dos resultados, metas e compromissos deste seminário nacional de APL de Base Mineral e do Encontro de CT RedeAPLmineral. Na sequência também foi divulgado o Prêmio Melhores Práticas 2020, onde foram definidos o local assim como as entidades apoiadoras que farão parte da próxima edição do evento que acontecerá na próxima edição em Araripina-PE. “Deixo os parabéns em nome da ASPACER e do Sincer e afirmo que foi um privilegio sediar este evento e ver o envolvimento e a profundidade dos temas que foram apresentados, mais uma vez certamente foi um evento de grande sucesso”, disse o diretor Executivo da ASPACER Almir Guilherme.

Ainda dentro da programação no período da tarde desta quarta-feira, os participantes foram fazer visitas técnicas ao Instituto de Geociências – Museu Heinz Ebert / Museu de Paleontologia e Estratigrafia da Unesp em Rio Claro e no Laboratório do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) em Santa Gertrudes.