Pequenas indústrias de SP sofrem mais com falta de energia do que de água

Posted in Energia, Indústria

energia-1024x6842014-05-16-18-14-21As falhas no abastecimento de energia elétrica em março e abril prejudicaram mais micro e pequenas indústrias paulistas do que os problemas na distribuição de água.

Pesquisa do Simpi-SP (Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo) mostra que 14% dos 311 entrevistados foram afetados pela falta de energia, contra 6% pelo corte de água. A margem de erro é de seis pontos percentuais.

Dos empresários que relataram problemas com eletricidade, 51% tiveram queda na produção porque pararam as máquinas.

Outros 21% citaram atraso na entrega dos produtos.

Em ambos os casos, a maioria das falhas ocorreu na capital paulista, seguida de outros municípios da região metropolitana de São Paulo. Entre eles está Guarulhos, um dos que mais sofre com o abastecimento irregular.

Para o diretor regional do Ciesp (Centro de Indústrias do Estado de São Paulo) de Guarulhos, Mauricio Colin, os cortes de energia ou a variação da tensão elétrica são mais prejudiciais para a micro e pequena indústria.

Segundo Colin, a falta de água pode ser contornada com alternativas relativamente simples, como caminhões-pipa e cisternas. Além disso, ela integra o processo produtivo apenas de alguns segmentos a exemplo do têxtil e do alimentício.

“Em grande parte, a água é usada só no resfriamento das máquinas. É mais tranquilo para comprar e dá para reutilizar.”

Seca

Colin diz que continuar a produção sem luz requer uma estrutura mais sofisticada, como geradores –às vezes caros demais para indústrias de pequeno porte.

Segundo o diretor de relações institucionais do Simpi, Rogério Grof, a falta de acesso ao crédito para esse tipo de investimento faz com que muitos pequenos empresários fiquem à mercê da distribuição.

“Eles não têm como se preparar e serão os mais afetados. A falta de água não está parando a indústria, a produção continua.”

Problemas na produção

A cinco anos a empresa de José Viera segue a fabricação de peças automotivas durante períodos de racionamento.

Até o início do mês, Viera e seus funcionários estavam acostumados a um dia com água e o outro sem. Hoje, a indústria trabalha com dois dias sem água para um com abastecimento.

“É assim desde que comecei. Se você trabalhar só quando tiver abastecimento, trabalha um dia sim e outro não.”

Viera contrata continuamente caminhões-pipa, mas, mesmo assim, já teve prejuízos.

Neste mês, a caixa d’água esvaziou e uma de suas máquinas superaqueceu, quebrando um dos mecanismos responsáveis pelo resfriamento. A troca custou quase R$ 5 mil.

Também em Guarulhos, o proprietário da SM Bolsas, Marcos Quaresma, teve que interromper a produção nesta quinta-feira (15) devido a um corte de energia.

Com equipamentos e empregados parados durante duas horas, o empresário atrasou entregas e terá que pagar hora-extra para compensar a interrupção.

Ele diz que a falha acontece de 15 em 15 dias e não tem outro plano se ela se tornar mais frequente. O temor existe, mas faltam recursos. “É uma micro empresa.”

Colin, do Ciesp, afirma que o medo de futuros apagões é geral.

“A preocupação da indústria é de curto prazo. Até quando vamos abastecer o mercado com energia de termelétricas? Temos que resolver o problema, arrumar a estrutura. As empresas já deveriam se preparar para o que vai vir.”