Cordeirópolis lança programa para recuperação da bacia do Tatu

Publicado en Ambiental

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis realiza neste próximo dia 22 de abril, a apresentação do Projeto de Recuperação Florestal da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Tatu (Promata).  O objetivo é preservar nascentes e ampliar assim a recarga dos mananciais do município.

Na apresentação serão expostas todas as etapas de execução do projeto que já está em andamento. Nesta primeira fase já foi feito, por exemplo, o trabalho de cartografia de toda área que envolve a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Tatu.

De acordo com o prefeito Amarildo Zorzo, recentemente já foi realizada a identificação e caracterização das nascentes existentes em toda bacia. “Foram apontadas a existência de diversasnascentes na bacia hidrográfica, agora com o projeto vamos promover o enriquecimento florestal e o reflorestamento”, destacou o prefeito.

Conforme o Engenheiro Ambiental da IrrigartEngenharia que conduz o Promata, Felipe Silveira, por meio de um diagnóstico inicial, foram definidas 15 nascentes e seus respectivos cursos d’agua como área prioritária, que estão situada no montante do Barro Preto e do Cascalho. “Preservar estas áreas que são utilizadas como manancial para abastecimento público, visa garantir o abastecimento do município, em quantidade e qualidade de água”, disse.

O lançamento do programa acontece a partir das 14h no Teatro João Pacifico do Centro Cultural Ataliba Barrocas que fica localizado no Centro da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Cordeirópolis