A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem o orçamento anual da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para 2016. O corte nas despesas, da ordem de R$ 5,973 bilhões em relação ao orçamento de 2015, permitirá uma redução média das contas de luz de 4%. Em 2015, a CDE cobrou dos consumidores de energia
Leia maisCategoria: Energia
Consumo de energia cai 8,7% em janeiro
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informou que entre os dias 1º e 19 de janeiro o consumo de energia elétrica no País recuou 8,7% ante o mesmo período do ano passado, somando 58.855 MW médios. A geração por sua vez teve queda de 9,1% na mesma base de comparação, com 60.800 MW
Leia maisANEEL abre Audiência Pública para incentivo a geração própria de energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) abriu no último dia 18, a Audiência Pública 12/2015, visando obter subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da regulação para contratação de geração própria de unidade consumidora, conforme o disposto na Portaria MME nº 44/2015. O período de contribuições vai até 27 de março. O objetivo é
Leia maisBandeiras tarifárias serão aprimoradas e ganharão campanha de divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs na última sexta-feira, 06 novos valores para a taxa extra das bandeiras tarifárias, cobradas na conta de luz quando o custo de produção de energia no país aumenta, por qualquer motivo. Os valores apresentados, que estão submetidos a consulta pública, são de R$ 2,5 a cada 100
Leia maisAneel aprova aumento de 83% para bandeira tarifária vermelha
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou preliminarmente o aumento de 83% para a bandeira tarifária vermelha, que passa de R$ 3 a cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos para R$ 5,50 pela mesma quantidade utilizada. As chamadas “bandeiras tarifárias” tornam possível o ajuste mensal do preço da energia elétrica, conforme elevação de gastos do
Leia maisSistema de bandeiras tarifárias para conta de luz começa em 2015
As contas de energia passarão a funcionar com o sistema de bandeiras tarifárias a partir de janeiro de 2015, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Pelo modelo, as bandeiras, com as cores verde, amarela e vermelha, indicarão as condições de geração de energia no país e funcionarão como um “semáforo de trânsito” –
Leia mais