A abertura do mercado de gás natural no Brasil ganhou um novo capítulo nas últimas semanas. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que pretende abrir, entre outubro e novembro deste ano, a consulta e audiência públicas sobre o programa conhecido como Gas Release, mecanismo previsto na Lei do Gás para estimular a concorrência e ampliar a oferta do energético no país.
O Gas Release tem como objetivo reduzir a concentração do mercado por meio da disponibilização de parte do gás controlado por agentes dominantes para outros participantes, favorecendo a entrada de novos comercializadores e aumentando a competitividade do setor. A expectativa da ANP é que a medida seja implementada a partir de 2027.
A discussão é acompanhada com atenção pelos segmentos industriais que utilizam o gás natural como insumo estratégico, entre eles a indústria de revestimentos cerâmicos. O avanço de iniciativas voltadas à ampliação da concorrência é considerado fundamental para a construção de um mercado mais dinâmico, capaz de oferecer maior previsibilidade, segurança de abastecimento e condições mais competitivas para os consumidores industriais.
Para a Aspacer, o fortalecimento do mercado de gás natural é um tema estratégico para a competitividade industrial. O setor cerâmico está entre os maiores consumidores de gás natural do país e segue de forma permanente as discussões relacionadas à ampliação da oferta, ao desenvolvimento da infraestrutura e à modernização do ambiente regulatório.