Cerâmica conclui participação na Coverings 24

Postado em Cerâmica

Terminou nesta quinta (25), uma das maiores feiras do setor de revestimento cerâmico e pedras naturais, a Coverings, que este ano aconteceu em Atlanta no estado da Geórgia (EUA). Com a participação de 16 fabricantes do Brasil, o evento reuniu cerca de 1000 expositores de mais de 40 países.
Já os fabricantes brasileiros que participaram da feira, estão em sua maioria instaladas no estado de São Paulo. Entre elas estão: Alfagrês/Arbe, Carmelo Fior, Cejatel, Cristofoletti, Delta Porcelanato, Grupo Formigres, Grupo Almeida, Karina Pisos, LEF e Lume Cerâmica. Vale destacar que a participação brasileira é uma tradição desde 1998. “O mercado americano desempenha um papel muito importante para a indústria brasileira, sendo não apenas uma fonte significativa de oportunidades de negócios, mas também uma região, que estimula a inovação, a diversificação para a expansão da indústria brasileira no cenário internacional”, destacou o diretor de Relações Institucionais da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), Luís Fernando Quilici, que esteve também participando do evento.
Além dos fabricantes, a Coverings contou com uma grande comitiva do setor exportação das indústrias, formada em grande parte por mulheres, que fazem a cerâmica brasileira chegar em mais de 110 países, em todos os continentes .
Importante destacar que essa representação brasileira é resultado de uma colaboração entre a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A presença do Brasil na Coverings é parte integrante das ações do projeto setorial “Ceramics of Brazil”, que visa impulsionar as exportações do setor.

Cerâmica Verde
No último ano, o Brasil registrou uma produção de 792,9 milhões de metros quadrados e uma receita de exportação de US$392 milhões, sendo os Estados Unidos o principal destino dessas exportações. A cerâmica brasileira se destaca também por sua sustentabilidade. Produzida com respeito ao meio ambiente e com o uso inteligente dos recursos naturais, a indústria cerâmica de revestimento no Brasil tem o menor consumo mundial de energia e gás, além de utilizar 30% menos água do que outros grandes produtores, como Itália e Espanha, por exemplo. Além disso, os resíduos de fabricação são reaproveitados como matéria-prima e a água é tratada e reutilizada, seguindo um ciclo fechado de produção.

Parte dos expositores brasileiros durante a Coverings, que aconteceu nesta semana em Atlanta nos Estados Unidos. Na foto: Luiz Antonio Ortigosa (Delta Porcelanato), Heitor Ribeiro de Almeida (Grupo Almeida), Benjamin Ferreira Neto (Cerâmica Alfagrês/Arbe e vice-presidente da ASPACER), Luís Fernando Quilici (Diretor de Relações Institucionais da ASPACER), Vitor Ferreira (Cerâmica Alfagrês/ Arbe) e Maurício Borges (CEO da ANFACER)
Mulheres que atuam no comércio exterior das indústrias cerâmicas brasileiras, são destaque na Coverings
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page