Senador Jorginho Mello confirma apoio ao “PL do gás” para alavancar indústria catarinense

Postado em Gás Natural

Novo Marco Regulatório do segmento chegou ao Senado no último dia 04

O senador Jorginho Mello (PL/SC) anunciou apoio ao Projeto de Lei 6407/13, conhecido como “PL do Gás”, que tem o objetivo de instaurar o marco regulatório para o setor de transporte e comercialização do gás natural no país. O apoio do parlamentar foi declarado durante uma audiência com o presidente da ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica e, Louças sanitárias, Manfredo Gouvêa Júnior. O senador destacou que Santa Catarina é um dos estados que mais consome gás natural, em função da forte e tradicional presença de fabricantes de cerâmica.

“É tudo que Santa Catarina e o Brasil precisam. Com a aprovação do PL do Gás, conforme o texto original que deu entrada no senado, teremos a garantia da tão esperada abertura do mercado no Brasil, isso aumenta a oferta de gás e a concorrência no setor. E a indústria catarinense, em especial a cerâmica, ganha competitividade para aumentar a produção, gerar mais empregos e ampliar a participação da indústria do nosso estado no mercado nacional e internacional” afirmou o senador.

Para Manfredo Gouvêa Júnior, da Anfacer, o apoio do Senador Jorginho Melo é fundamental na construção de um consenso sobre a importância da aprovação do PL do Gás sem alterações, conforme texto aprovado na Câmara. “O Senador Jorginho Melo é uma das grandes lideranças do senado e compreendeu a necessidade da aprovação do texto do PL sem alterações. É fundamental que o texto seja mantido conforme aprovado na Câmara. E isso precisa acontecer rápido” finaliza Gouvêa Junior.

A expectativa do mercado é de que o PL do Gás Natural seja debatido e votado no Senado nas duas próximas semanas. O setor cerâmico é o segundo segmento da indústria que mais utiliza gás natural no Brasil, sendo responsável por 14% do consumo interno.