Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Fórum Brasileiro do Gás Natural

Postado em Gás Natural

O Fórum Brasileiro do Gás Natural é uma realização da ASPACER (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento) e apresenta o tema “O Desafio da Abertura do Mercado do Gás Natural no Brasil’’. Em 2020, em função da pandemia pela Covid-19, a 4ª edição do evento será realizada de forma remota, transmitida pela rede mundial de computadores de forma síncrona e acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro, das 17h30 às 19h. Ao longo das edições anteriores, o Fórum do Gás reuniu centenas de pessoas, em grande parte stakeholders da cadeia produtiva do gás, entre produtores, transportadores, distribuidores, consumidores, além de um grande número de pessoas e empresas ligadas ao setor da comercialização do gás natural e energia elétrica, agências reguladoras, representantes de governos estaduais e do governo federal, e também representantes de instituições de ensino e pesquisa.

Contexto

Hoje 50% de todo o gás natural consumido no Brasil é utilizado pela indústria: 37% pelas termoelétricas, 8% automotivo, 4% cogeração, 2% residencial e 1% comercial. Também agora encontra-se em tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, o PL 6407/2013 – o Novo Marco Regulatório do Gás Natural, que se aprovado poderá permitir a abertura do mercado de GN no país, viabilizando ao longo dessa década R$ 150 bilhões em investimentos pelas empresas energointensivas e 4 milhões de novos empregos. Eleito pelo governo federal como um instrumento importante para a retomada da economia, gerador de investimentos privados e novos empregos, o gás natural é tema indispensável ao debate nacional, sendo o 4º Fórum Brasileiro do GN organizado pela ASPACER, a tribuna que propõe a discutir o tema nesse que é o momento histórico da abertura do mercado do gás no país. O setor cerâmico possui relevância no consumo de gás natural, sendo responsável por consumir 14% de todo o gás natural de utilização industrial no Brasil.

Histórico

A Aspacer foi uma das entidades protagonistas na criação da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural no âmbito do Congresso Nacional, realizando missões internacionais para os EUA em 2013 e 2015 (Pensilvânia e Texas respectivamente), participando da elaboração e discussões sobre o PL 6407/2013, o Novo Marco Regulatório do Gás Natural, atuante no programa “Gás Para Crescer”, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em 2016 e agora mais recentemente no “Novo Mercado de Gás” em 2019 e 2020, também orientado pelo MME, Ministério da Economia, Casa Civil e outras entidades vinculadas ao governo federal.