Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Fórum Brasileiro do Gás Natural

Postado em Gás Natural

Segundo o Anuário Estatístico de Energéticos por Município do Estado de São Paulo 2018 – ano base 2017, dentre os quinze municípios no estado de São Paulo que mais consomem gás natural (GN) industrial, Santa Gertrudes está classificado em terceiro lugar, com um total de 251, 77 milhões de m³. Das 26 indústrias cerâmicas do estado de São Paulo consumidoras de gás natural, 16 estão localizadas no Polo Cerâmico de Santa Gertrudes. O consumo das empresas dessa região, em 2018, foi de 556 milhões m³. Estimativas sinalizam um aumento da demanda em 2019, considerando-se o cenário atual. O setor cerâmico de revestimento é considerado o 2º maior consumidor industrial do combustível.

Atenta a importância do GN para o segmento industrial, a ASPACER promoverá em sua sede, no dia 19 de junho, a 3ª edição do Fórum Brasileiro do Gás Natural, com o tema “O novo cenário da indústria do gás natural”. O evento apresentará as oportunidades e desafios para o desenvolvimento da cadeia de gás natural no Brasil, com temáticas voltadas para estudos de casos e propostas para os segmentos da indústria que utilizam o combustível de forma abundante. “O 3º Fórum Brasileiro do Gás Natural realizado dentro desse contexto de transformações permitirá esse debate sob diversos olhares em relação ao desenvolvimento da cadeia produtiva e a abertura do mercado de gás natural, beneficiando toda a sociedade brasileira”, destaca o diretor de relações institucionais e governamentais da ASPACER e CEO do Fórum Brasileiro do Gás Natural, Luís Fernando Quilici, que complementa: “Estamos vivendo um momento de grandes desafios para a consolidação de uma nova realidade no mercado do gás natural no Brasil. Recentemente, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou os termos do acordo entre a indústria paulista e a Comgás para reduzir o reajuste extraordinário médio praticado no preço do gás industrial de 37% para 23% , válido desde 1º de março. O acordo aconteceu depois que setores pediram a ajuda do Estado para estabelecer mesa de negociação com a concessionária. “O papel determinante que o governo do estado teve em relação à diminuição do reajuste do gás natural no estado de São Paulo. Foi uma ação imediata, rápida e eficaz que minimizou o impacto desse importante insumo para a indústria cerâmica”.

Inscrições:  www.aspacer.com.br/foru­mgasnatural

Sobre o Gás Natural

 

O Gás Natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo e é um combustível muito utilizado pelos setores termoelétrico, petroquímico, cerâmico e vidro. Hoje o gás natural representa cerca de 12% de toda a matriz energética brasileira.