Aluno do Senai de Rio Claro/SP, cria sistema inovador para limpar filtros

Postado em Cerâmica, Setor

DSC_6232

Willian Ferreira de Lima

Um aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) desenvolveu um sistema inovador para limpar filtros na cerâmica Cristofoletti, onde ele era estagiário. O novo processo deixa de emitir no ar aproximadamente um quilo de pó a cada limpeza. O resultado deu certo e o jovem foi premiado no projeto Inova Senai 2013 na categoria Segurança.

Hoje eletricista de turno, Willian Ferreira de Lima ainda era estagiário da fábrica quando decidiu levar a questão para a sala de aula. Para colocar a ideia em prática, precisou do aval da empresa. Não foi preciso muitos argumentos para convencer os diretores. “Agora o particulado não vai mais para atmosfera e nem para o pulmão dos nossos funcionários”, disse o gerente industrial Nelson Moreno.

Antigamente o serviço de limpeza era feito com jatos de ar, mas muita poeira era liberada no meio ambiente. Agora os filtros são limpos dentro de um tambor. “Essa limpeza é fechada por meio de ar comprimido e esse pó, que antes era emitido para atmosfera, retorna e vira matéria-prima”, contou o jovem.

Projeto
O projeto foi apresentado em São Paulo durante uma feira que reuniu outros 80 trabalhos de nove categorias de 46 escolas do Senai no estado.

O Inova Senai é uma feira promovida bienalmente  que possibilita aos alunos, professores e funcionários demonstrar sua capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e evolução de conhecimentos no campo tecnológico por meio de produtos e processos planejados e executados por eles dentro de suas respectivas unidades ou em empresas parceiras.

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page