RedeAPLmineral vai promover “Diálogos com o Setor Mineral”

Postado em Mineração

Em 2019, os eventos que discutem os Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral foram realizados na sede da Aspacer. Esse ano estão programados para acontecer em Pernambuco

A comissão organizadora do XVII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e do XIV Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral se reuniu no último dia 21 de maio para discutir os desdobramentos dos eventos, que estão previstos para acontecer entre os dias 11 a 13 de novembro.

A reunião, realizada por meio de videoconferência, tratou ainda de apresentar propostas para apoiar o setor de Base Mineral no enfrentamento à crise provocada pela pandemia e na recuperação dos pequenos negócios de mineração depois desse período.

O pesquisador Roosevelt Tomé Silva Filho, que atua como bolsista no projeto de Arranjos Produtivos Locais (APL) dentro da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Negócios (COTEA), participou do encontro representando o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), uma das instituições que compõe a Secretaria Executiva da RedeAPLmineral.

Também estiveram presentes representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério da Economia (ME), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Banco do Nordeste (BNB), do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), da Universidade de São Paulo (USP) e do Sindicato da Indústria do Gesso (SINDUSGESSO).

Segundo Roosevelt, o CT RedeAPLmineral está estruturando uma série de webinars com o objetivo de aproximar o setor e a sociedade, além de manter o espírito da atuação colaborativa em rede. “O primeiro encontro terá como tema Crédito e garantias para o enfrentamento à crise provocada pela pandemia. Estes encontros virtuais, promovidos pelo Diálogos com o Setor Mineral, subsidiarão a realização do Seminário de novembro, cujo tema central definido pela comissão organizadora será Os impactos e as oportunidades para o setor mineral em tempos de Covid”, relata.

O tema do primeiro webinar foi escolhido devido à necessidade de informar e orientar as indústrias do setor de base mineral sobre como e onde obter crédito para apoiar ao setor no enfrentamento à crise. A ideia para os próximos eventos é discutir assuntos como informalidade; saúde e segurança no trabalho; meio ambiente; canais de venda; mercados doméstico e internacional; cooperativismo; estatísticas e informação qualificada, infraestrutura e logística, entre outros.

A webconferência de abertura está marcada para o dia 8 de junho (segunda-feira), às 18h. Além de Roosevelt, que será o mediador, participarão ainda Ceissa Campos Costa, presidente do SINDUSGESSO, Fernando Bezerra Coelho, senador do Estado de Pernambuco e representantes de agências financeiras. O link para acesso será divulgado em breve.

Fonte: Lucas Guedes - Núcleo de Comunicação Social do Ibict