“Cerâmica tem papel extraordinário no mercado”, afirma Cláudio Conz, presidente do Sincomaco

Postado em Construção

Em entrevista na última semana para a jornalista da Aspacer, Thais Fiório, Cláudio Elias Conz – presidente do Sincomaco (Sindicato do Comércio Atacadista de Material de Construção) falou sobre o tema: “os desafios do setor do varejo e para os fabricantes de material de construção na crise atual”.

Conz afirmou que acredita que os setores ligados a construção civil, são os que retomarão mais rapidamente o trabalho, bem próximo a normalidade de antes. “Vejo a recuperação do trabalho da indústria para setembro deste ano e do varejo para janeiro de 2021”. E segundo ele esse não é um otimismo exagerado, é apenas analisar a realidade dos fatos.

Ainda citou que enxerga um novo consumidor surgindo, pois as pessoas estão ficando mais tempo em casa e agora percebem a maior necessidade de fazer a troca de alguns itens como revestimento, pintura, ou seja, estão mais exigentes, pois muitas manutenções adiadas, agora têm se tornado essenciais.

Outro ponto alto da entrevista, é que acredita que não há outro jeito, para fomentar o setor da construção civil, o governo federal terá que investir em obras por todo país e isso já começa a se desenhar para um futuro próximo. Ainda destaca nesse momento o e-commerce como uma ferramenta essencial para fomentar as vendas do varejo, “um caminho sem volta”, diz ele.

Além de presidente do Sincomaco, Cláudio Conz está à frente do Instituto Brasileiro de Serviços e Terceirização na Construção e na Habitação. Membro do Conselho Curador do FGTS, representando a Confederação Nacional do Comércio, é integrante do Grupo de Acompanhamento da Crise, diretor da Fecomércio de São Paulo e presidente da Organização de Auxílio Fraterno, entidade sem fins lucrativos que visa desenvolver e ampliar projetos e ações socioeducativas voltados a população de rua.

Confira entrevista completa