Vendas do Varejo de Material de Construção Crescem 6% em Outubro

Postado em Construção

Levantamento da Anamaco aponta que o volume de vendas também cresceu comparado com o mesmo período do ano passado.

As vendas do varejo do material de construção cresceram 6% no mês de Outubro as com relação a Setembro. Comparando com o mesmo período do ano passado, o percentual chega a 8%. O desempenho positivo é revelado pela pesquisa Tracking do Instituto Anamaco, que ouviu 530 lojistas em todo o país entre os dias 28 e 30 de Outubro. No acumlado do ano isso representa 4% e, nos últimos 12 meses, 5%.

Ainda de acordo com o estudo, vemos que quatro regiões tiveram melhoras: no Sudeste as vendas cresceram 8% e nas regiões Norte e Sul o crescimento é de 6%. Já na Centro Oeste o aumento representa 2%. O Nordeste foi o único que mostrou um patamar igual ao do mês de Setembro (1%).

Para o presidente da entidade, Cláudio Conz, a crescente nas vendas é esperada neste período. “Estamos nos aproximando das festas de final de ano e, com isso, as pessoas tentam deixar suas casas mais bonitas. O brasileiro escolheu investir em tintas neste mês de Outubro (crescimento de 6%). Já as telhas de fibrocimento e revestimentos cerâmicos tem percentual semelhante a Setembro (1%)”, diz Conz.

Segundo ele, o varejo de material de construção é afetado basicamente com as variações de renda, por isso mesmo com um ano de reajustes de políticas econômicas, os comerciantes se mostram otimistas nestes últimos meses: 67% dizem que as vendas de Novembro devem melhorar, bem como em breve sentirão as ações do governo lhes beneficiarem. Para 48% dos empresários do setor, há de se priorizar investimentos em suas lojas. “O comércio já sente os reflexos da aprovação da reforma da previdência, o mercado se torna mais confiante sem estas expectativas”, pontua o presidente da Anamaco.

A previsão da entidade é que o setor cresça 5% com relação a 2018.

Realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, a Pesquisa Tracking Anamaco tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil..
Sobre a Anamaco

A Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que funciona como interface entre os órgãos governamentais e as Acomacs e Fecomacs, demais entidades, fabricantes e comerciantes de material de construção. Em 2019, a entidade comemora 55 anos de fundação de seu sistema associativista.

O nosso papel é desenvolver ações junto ao poder público apresentando sugestões e projetos que têm por objetivo aumentar as vendas de material de construção, promovendo o desenvolvimento do setor e do país como um todo. A Anamaco também promove discussões em torno de assuntos que podem interferir diretamente na cadeia produtiva da Construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei etc.

Com cerca de 131 mil lojas em todo o país, o setor de material de construção é parte integrante do complexo denominado de ConstruBusiness, que representa 9,1% do PIB brasileiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Anamaco