Últimos dias de inscrição para o Fórum de Design! Não perca!

Postado em Fórum Nacional

O  8º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos, este ano traz o tema “Modernidade Líquida”. Os palestrantes se apresentarão nos dias 3 e 4 de setembro, no auditório da Aspacer – Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento, na rua 4 nº 470, Centro, Santa Gertrudes. “A edição deste ano do evento, propõe a discussão dos enfrentamentos do Design frente aos desafios que a contemporaneidade e seus desdobramentos futuros trazem aos novos modelos de comportamento e do consumo, nessa perspectiva o evento reúne profissionais e pesquisadores que, em seus trabalhos, abordam preocupações e temáticas alinhadas aos desafios apresentados nesse novo mundo, e que podem servir de reflexão e proposições de projetos para o setor de revestimentos cerâmicos”, destaca Marcos Serafim, gerente de design e inovação do Centro Cerâmico do Brasil (CCB).

 

No dia 3,  o filósofo Jelson Oliveira, fala, às 9 horas, sobre Modernidade Líquida e os desafios do Design, em seguida é a vez do arquiteto Alexandre Brunato, que discorre sobre a Economia do Afeto. Business designer Glaucia Binda, encerra as falas da manhã, com A empatia das coisas – um olhar humanizado sobre os projetos de design. À tarde, às 13h30, Alexandre Keese, especialista em Photoshop, inicia sua palestra Reinventando a Frequência e Glaucia Binda encerra com a Oficina: o explorador de ideias – como analisar micro e macrotendências e traduzir em inovação.

 

No dia 4,  a psicóloga e psicopedagoga Ana Paula Santa Helena, inicia o segundo dia do Fórum, às 8h30 e traz o tema, Família Multiespécie: o espaço como potencial para relação com os Pets, em seguida, a Aspacer recebe a publicitária Juliana Burza, com Economia digital: o papel do design nesta transformação. Encerram os trabalhos pela manhã, o mestre em comunicação e semiótica, Luís Alexandre Ogaswara, com Por que (não) investir em design? À tarde, às 13h30, Gisela Schulzinger, especialista em negócios inovadores, traz o tema Novos tempos exigem novas atitudes, em seguida a psicóloga e especialista em emoções humanas, Angelita Correa Scardua, com A casa na modernidade líquida. Finalizando está prevista  mesa Mesa Redonda.

 

O 8º Fórum Nacional de Design debate o comportamento humano na sociedade pós moderna. A base epistemológica das discussões do Fórum é do sociólogo e filósofo Polonês Zygmunt Bauman, em seu trabalho “A Modernidade Líquida”. As questões centrais de seu livro giram em torno de diversas problematizações que fez, ainda no final do século passado, e que estão muito atuais, aliás Bauman anteviu e antecipou comportamentos que agora estão mais visíveis a todos.

 

As questões centrais de sua obra são: O que é uma sociedade? Como ela se identifica? Como é composta? Qual relação que há entre os elementos que a compõem e o mundo exterior? A sociedade caminha para a modernidade? ou já está nela? O que é modernidade sólida e líquida?

 

Inscrição gratuita e grade de programação completa podem ser acessadas pelo site: http://www.aspacer.com.br/hotsite/premioaspacer/programacao-forum/