ASPACER premia os melhores designers do setor

Postado em Prêmio Aspacer

Durante dois dias, a entidade realizou dois eventos voltados para o segmento de design. Destaque para a premiação de uma viagem a Milão para o grande vencedor do 5º Prêmio Nacional ASPACER de Design

Kuka Pacheco, da Cerâmica Savane, foi a ganhadora da viagem para Milão

Em 2010, A ASPACER lançou o Prêmio Aspacer de Design em parceria com o Centro Cerâmico do Brasil. O objetivo desde sua criação é fomentar o Design de revestimentos cerâmicos na indústria nacional, visando à valorização de profissionais desenvolvedores de produtos, a inovação de produtos, incentivando a indústria e os profissionais na importância do design para a competitividade.Através da confiança no talento dos profissionais de criação e desenvolvimento de nosso setor, a organização apostou no 5° Prêmio Nacional ASPACER de Design. Os painéis, durante os dias 7 e 8 de agosto, ficaram expostos na Galeria ASPACER, no salão principal da entidade. Ao todo, 56 painéis, de empresas de todo o país participaram. “A cada edição, os trabalhos estão evoluindo não somente em número de participantes, mas principalmente em qualidade”, afirma Benjamin Ferreira, presidente da ASPACER. Os patrocinadores supreme do evento foram as empresas: Enpresa Unimed Rio Claro e o Grupo Santa Filomena Saúde. Patrocinadores master: Durst, Esmaltec, Kerajet, Sacmi, TecnoFerrari e a Tosilab/System.

Kuka Pacheco, da Cerâmica Savane, foi a ganhadora da viagem para Milão

Os parceiros do evento, foram: ANFACER, Armazém da Festa, Centro Cerâmico do Brasil, Clayton Decorações, Faquini Eventos, Guaçu Embalagens, Fontanella Transportes, Revista Mundo Cerâmico, Prefeitura de Cordeirópolis, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Rio Claro, Prefeitura de Santa Gertrudes, Vasos Tupã, UNIMEP e UNIP.

Profissionais especialistas e atuantes no setor de revestimentos cerâmicos foram convidados para avaliarem e julgarem os painéis. Marcos Serafim, designer do Centro Cerâmico do Brasil, foi o presidente do Comitê dos jurados. Os responsáveis pela avaliação e julgamento dos painéis, foram: juri técnico: Anselmo Ortega Boschi – do LaRC e UFSCar, Fábio Melchiades – do Centro de Revestimentos Cerâmicos, Paulo Sérgio Gonçalves – do SENAI Manoel José Ferreira de Rio Claro e Renata Rigato – do Studio REZ. Juri especializado: Thais Lauton – jornalista e editora da Revista Casa e Jardim, Osmar Martins – Diretor Comercial da Dicico, Nicolau Nasser – Arquiteto e Conselheiro da Associação Brasileira de Design, Maria Celia Sartori de Toledo – Arquiteta e Associação Brasileira de Design, Jairo Roberto de Melo Fonseca – Sócio-diretor da Rede Morato Casa e Decoração, Beth Bridi – Diretora Geral da Grau 10 Editora – Diretora de Redação da Revista Anamaco, José Antonio Contato – Comprador, representando o G11 e o Sócio-diretor da Contato Materiais de Construção e Maria Beatriz Ardinghi – Designer e Arquiteta.

O prêmio foi divido nas categoria fabricantes, processos: via seca, porcelanato e pastilhas e peças especiais, categoria fornecedor e anova categoria conceito.

Dentre os participantes, os que se classificaram em 1º lugar, foram contemplados com um cheque no valor de dois mil e cem reais e com um troféu. O segundo lugar de cada categoria recebeu o valor de mil e quinhentos reais e menção honrosa. O painel com a maior pontuação total foi premiado com uma viagem para o Salão do Mobiliário em Milão, exceto os que participaram na categoria conceito.

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio, realizada ontem, 08, Benjamin Ferreira, presidente da ASPACER,  afirmou ter ficado surpreso com a evolução na qualidade dos trabalhos. “Nessa noite, a nossa contribuição para o crescimento e desenvolvimento do país, se dá sob cores, formas e texturas, que trabalhadas de maneira criativa ensejam a tão festejada produção nacional de revestimentos cerâmicos, reconhecida internacionalmente. E posso dizer que esse ano vocês se superaram: para nós é uma honra receber trabalhos tão criativos e elaborados com tanto cuidado e dedicação. Aos participantes dos eventos o agradecimento da ASPACER, pela disposição em contribuir para essas valorosas iniciativas. Só posso dizer que reunir neste espaço, trabalhos de todo o país e seus criadores, é sem dúvida, um momento de festa e comemoração que ficarão guardados em nossa memória. Que o exemplo aqui deixado, sirva de legado para que outras instituições públicas e privadas sigam esse caminho e unam seus esforços conosco, para construirmos um Brasil cada vez melhor”

Marcos Serafim, afirma ter ficado impressionado com a qualidade dos produtos e a evolução da estética das peças apresentadas. Também aproveitou a oportunidade para esclarecer a metodologia utilizada para escolha dos jurados, a inserção da categoria conceito e como é feita a avaliação de acordo com a especialidade de cada um.

O grande vencedora da noite, detentora da maior pontuação (635,0), foi Kuka Pacheco, da Cerâmica Savane, contemplado com uma viagem para o Salão do Mobiliário de Milão.