6° Fórum Nacional de Design encerra destacando a importância do design nas indústrias cerâmicas de revestimento

Postado em Fórum Nacional

A ASPACER promoveu ontem terça-feira, 08, o segundo dia do 6° Fórum Nacional de Design para revestimentos cerâmicos que acontece na sede da associação em Santa Gertrudes.

A primeira palestra do segundo dia foi comandada por Lili Tedde que é editora chefe do livro “Bloom Brasil” e “Bloom Fé”, além de representar Lidewij Edekoort no Brasil. A palestrante trouxe a importância de valorizar a cultura e cores do nosso país. “O Brasil é um país totalmente solar e cheio de energia, é um momento de criar um design que cura e acredita no seu povo”.

Seguir as premissas cultural, virtual, natural e planetária são bases essenciais do design e que contribuem na elaboração de novas tendências e criação de produtos inovadores. Essa é a ideia do italiano Ivan Saavedra, que é especializado em design industrial na Università Degli Studi di Ferrara. “Essas premissas estão ligadas ao explorar novos destinos, buscar experiências autênticas e relaxar”.

Silas Pincinato que é Diretor Comercial da Sacmi do Brasil, mostrou as inovações que a empresa vem colocando no mercado cerâmico para a alta qualidade de impressão dos produtos. “A cerâmica é e continuará a ser um produto que tem o seu valor intrínseco na qualidade do produto e no triunfo da estética, qualidade está que pode ser alcançada através da linha de decoração digitalizada oferecida pela SACMI”.

Seguindo a linha de contribuição maquinária para o setor de design o representante da TecnoFerraria, Giovanni Perricone apresentou ao público o GeCo V7, que permite um novo workflow para gerenciar o produto em linha por remoto, gerenciamento simples usando ferramentas de tecnologia gráfica, reprodução rápida de produtos existentes e melhoria da qualidade. “O nosso produto se encaixa perfeitamente na indústria 4.0 visando o gerenciamento centralizado e total controle de todas as etapas”.

Diante de constantes mudanças e evoluções tecnológicas o pesquisador de mercado qualitativo e de tendências, Rodrigo dos Reis. Apontou números significativos da participação da população brasileira na utilização de novas tecnologias e a importância de inovar visando o crescimento das empresas. “O Brasil não está se digitalizando o Brasil já é digital, diante disso as empresas não devem se prender as ferramentas de sempre”.

Encerrando o ciclo de palestras do primeiro dia, Alexandre Brunato ressaltou a importância do valor humano nos dias atuais. “Entendo que gostamos de estarmos conectados, pois a rede nos entende, porém não devemos estar focado nisso e sim o seu entorno que são as pessoas. Um grande design jamais exclui o valor humano”.

PAINEL

Após o encerramento das palestras um painel com Camila Lamberti, Jonas Cechinel, Marcos Cerafim, Silvana Minello e Clóvis Ferrari foi formado com o intuito de debater com os participantes o papel do design na indústria cerâmica de revestimento. Durante a discussão os participantes puderam fazer uma analise profunda do setor e buscar meios que visam o crescimento em conjunto, extinguindo quaisquer formas de rivalidade.