Ricardo Amorim falou sobre Economia Brasileira atual e previsões para 2017 no Fórum Internacional de Arquitetura e Construção

Postado em Expo Revestir

DSC_8802Seguindo as programações da EXPO REVESTIR, o Dia do Revendedor, dentro da programação do 7º FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO contou com uma programação muito especial.
O Dia do Construtor foi aberto por Antônio Carlos Kieling, presidente do Fórum e da EXPO REVESTIR, que destacou o apoio e a parceria da Editora Grau 10 da Revista ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, destacando a parceria fundamental nesses quinze anos de evento.
Walter Cover, presidente da ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção enfatizou que a  EXPO REVESTIR é efetivamente o lançamento de novidades, o pontapé inicial dos negócios no setor da construção civil no país. “É a primeira feira de grandes realizações, propulsora de negócios no setor”.
Marcos Atchabahian, presidente do Conselho Deliberativo da ANAMACO, também foi convidado ao palco, que os empresários precisam de manter realistas e otimistas. “Sabemos que o ano de 2017 ainda é de incertezas, mas as tendências positivas são motivadoras”, destaca.
Beth Bridi, diretora de Redação da Grau 10 Editora, responsável pela Revista ANAMACO, falou sobre a importância do evento. “A feira é marco para o setor. Este ano, a Grau 10 inovou, criando um estande que possui um ponto de encontro para o Revendedor”.
Um dos economistas mais influentes do Brasil, Ricardo Amorim apresentou o tema “Economia Brasileira atual e previsões”. Formado pela USP e pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris, Amorim também um dos debatedores do programa Manhattan Connection da Globo News e colunista na revista IstoÉ.
Em sua exposição, o economista falou sobre uma das mais graves crises da história, que gerou um grande pessimismo o futuro do país. “Natural, mas a economia, como o clima, é cíclica. Quando Dilma tomou posse, em 2010, as esperanças eram grandes; as frustrações também foram. Como chegamos à mais profunda recessão em um século? Que erros nos levaram à crise? Como sairemos dela? Por que a recuperação econômica surpreenderá pela força? Como sustentar essa recuperação inicial? Quais as lições e o legado da crise brasileira?”. Esses foram alguns questionamentos levantados por Amorim e respondidos baseados em dados e estudos dos últimos anos e séculos. “Apesar de todo esse cenário catastrófico, a crise faz com que saiamos da zona de conforto. Dá para semear o que vem depois da crise, criando algo melhor e mais forte e transformando todo esse período em oportunidade”.
“O setor de material de construção está no momento certo, no lugar certo e na hora certa. Porque? A recuperação de crédito segue a todo vapor e esse fato favorece o setor de vocês. Não estou falando que será fácil nos próximos anos, porque nunca foi. Mas a hora é agora de aproveitar e fazer diferença, trabalhar buscando ascensão ladeira acima e não o contrário”, finalizou.
Após a palestra de Amorim, foi realizada a  entrega do Prêmio Destaque Expo Revestir – Revista Anamaco 2017.