Questionamentos práticos e moda encerram o Congresso no Auditório 1

Postado em Congresso

Após o coffee break, o evento recebeu Sérgio Ismael Cabral, da TORRECID do Brasil, em palestra sobre “Qualidade e Defeitos na impressão por jato de tinta”. Como a qualidade do processo já é conhecida do setor, advindas da possibilidade da decoração em relevo e impressões nas bordas, melhor definição, alta resolução de imagem, custo de armazenagem e compra de tintas reduzido, padronização de esmaltes, design variado e flexibilidade no desenvolvimento de produto; Cabral focou nos principais defeitos e nas possíveis soluções.

Dentre os problemas citados, os mais recorrentes na industria são: Efeito Onda, Obstrução do Canal Injetor e Banding/Faixa. O Efeito Onda é causado principalmente por utilização de tinta de alta intensidade, tamanho da gota pequeno, alta velocidade da linha, altura de impressão e alto contraste entre a tinta e o esmalte (tinta preta em esmalte branco, por exemplo) e as possíveis soluções seriam aumentar o tamanho da gota, diminuir a altura de impressão e a velocidade da cinta/esteira.

Já a Obstrução do Canal Injetor é causada em suma pelo vapor, por falta de manutenção e cuidado adequado do equipamento, tintas de baixa de qualidade ou utilizadas fora das recomendações do fabricante e também por deterioração da cabeça de impressão. Para resolver esses problemas Cabral indica a limpeza adequada e com freqüência, reduzir a quantidade de vapor durante a impressão trabalhando com a temperatura de peça recomendada pelo fabricante, completando com a remoção e limpeza da cabeça de acordo com os processos de manutenção recomendados pelo fabricante. É também muito importante saber se é mesmo o caso de obstrução, pois outros problemas podem ser visivelmente parecidos com esse.
Para finalizar, o Banding/Faixa é causado principalmente pela diferença de volume da tinta descaarregada e a solução é ajustar a voltagem da impressão até encontrar um equilíbrio.
E para fechar o dia e as palestras do congresso no Auditório 1, Jéssica Oliveira subiu ao palco para compartilhar suas impressões e experiências sobre as Tendências de Milão. Jéssica, designer e coordenadora de desenvolvimento de produtos da Cerâmica Almeida, apresentou seu Painel Origem, que ganhou 1° lugar na categoria Via seca no Prêmio Nacional ASPACER de Design, e Prêmio Best in Show, categoria fachada, na Revistir 2015. Alcançando esse mérito, Jéssica ganhou a oportunidade de participar do Salão internacional do Móvel de Milão, que aconteceu nos dias 14 a 19 de abril desse ano.
Com a oportunidade de conhecer as novidades, Jéssica conseguir transformar suas percepções em possíveis tendências que poderão ditar a moda das próximas coleções de revestimentos. Segundo ela, as principais convergências são novas nuances, reedições, cores dessaturadas, tons pastéis, muito cinza, cores neutras e a marsala, eleita cor do ano pela Pantone, em detalhes. Com relação às formas, a palestrante destaca o geometrismo puro, conceito já utilizado no painel premiado, o minimalismo e os ângulos retos, sendo que as formas orgânicas, como o rococó, por exemplo, não estão em evidência. Para ela, o design de produto da indústria cerâmica deve focar-se menos em invenções e mais em reinvenções.

Fonte: Ainoã Scatolin