21º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat) apresenta novidades

Posted in Cerâmica

imagem publico CBECIMAT 3Realizada entre os dias 09 a 13 de novembro deste ano, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá – Mato Grosso, o 21º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat), apresentou novidades e novas tecnologias relacionadas às áreas de materiais cerâmicos, compósitos, metálicos, poliméricos e ensino de materiais. Contou com a participação de 1025 pessoas, que vieram de 22 estados brasileiros e também de outros países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Inglaterra, Portugal, Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai. No total, foram apresentados 1395 trabalhos na forma de pôsteres e 95 orais e palestras com renomados especialistas nacionais e internacionais, resultando em aproximadamente 1500 trabalhos técnicos e científicos.

Organizado pela Metallum, empresa especializada em Eventos Técnicos e Científicos, esse importante e tradicional evento teve o apoio das três entidades que congregam os principais segmentos da comunidade envolvida: a Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol).

Para este ano, um grupo de docentes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) esteve envolvida na organização do congresso, aproximando ciência e tecnologia para satisfazer interesses acadêmicos e industriais, contribuindo para uma maior aproximação entre pesquisadores, profissionais da indústria e educadores da área de Ciência e Engenharia de Materiais.

Segundo o Presidente desta 21ª edição do CBECiMat, o Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini, da Faculdade de Ciências do Câmpus de Bauru da UNESP, o evento trouxe ao Brasil nove pesquisadores estrangeiros de renome internacional, dentre eles um pesquisador que irá organizar o principal evento mundial da área de biomateriais, Prof. Diego Mantovanni. “Foram discutidos assuntos relativos à síntese, processamento e propriedades de materiais tradicionais, bem como o desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados, biomateriais, nanomedicina, interface e grafenos. Também contou com uma palestra sobre a Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais no Brasil e uma mesa-redonda para discutir as perspectivas para o Ensino de Engenharia de Materiais”, afirma.

Ainda segundo Dr. Grandini houve uma discussão interessante sobre as mudanças globais e o desenvolvimento de novos materiais, levando em consideração critérios de inovação e sustentabilidade; o desenvolvimento de materiais naonestruturados para a aplicação em saúde e transporte de fármacos e materiais compósitos a base de celulose para utilização em medicina regenerativa. Foram também apresentados trabalhos na área de materiais cerâmicos, envolvendo o desenvolvimento de novos materiais incorporando diversos tipos de resíduos, para utilização na construção civil, seguindo critérios de sustentabilidade, como também novas rotas de processamento de materiais cerâmicos, em especial materiais nanoestruturados, para diversas aplicações.

Considerado o principal evento do setor no país, o CBECiMat é realizado desde 1974, bianualmente, por pesquisadores e instituições que atuam na área de Ciência e Engenharia de Materiais. Para mais informações através do site http://www.cbecimat.com.br ou pelos telefones (11) 3731-8549 / (11) 3735-3772.

Fonte: Assessoria de Imprensa CBECiMat

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page