Em 2010, A Aspacer lançou o Prêmio Aspacer de Design em parceria com o Centro Cerâmico do Brasil. O objetivo desde sua criação é fomentar o Design de revestimentos cerâmicos na indústria nacional, visando à valorização de profissionais desenvolvedores de produtos, a inovação de produtos, incentivando a indústria e os profissionais na importância do design para a competitividade.
Através da confiança no talento dos profissionais de criação e desenvolvimento de nosso setor, este ano, a organização apostou do 2° Prêmio Nacional Aspacer de Design. Os painéis, durante os dias 11 e 12 de agosto, ficaram expostos na Galeria Aspacer, no salão principal da entidade. Ao todo, 27 empresas de todo o país participaram. “A cada edição, os trabalhos estão evoluindo não somente em número de participantes, mas principalmente em qualidade”, afirma Heitor Almeida, presidente da Aspacer e do Sincer. Os patrocinadores do evento foram as empresas: SRS e Vidrados BS.

Blanca
Dez profissionais especialistas e atuantes no setor de revestimentos cerâmicos foram convidados para avaliarem e julgarem os painéis. Marcos Serafim, designer do Centro Cerâmico do Brasil, foi o presidente do Comitê dos jurados. Os responsáveis pela avaliação e julgamento dos painéis, foram: Silvia Avanzi – Editora da Revista Minha Casa, da Editora Abril; Flávia Meller Amanti Moura – da C&C – Casa e Construção; Cláudia Regina Ribeiro, da Tendtudo – Casa Show, Maria Beatriz Ardinghi – Arquiteta, especialista em Design e professora da UNIMEP e ESAMC; Gábio Galeazzo – design de interiores e de produtos, Beto Gallo, arquiteto e design de interiores; Celaine Refosco, artista plástica e designer, Anselmo Boschi e Fábio Melchiades, professores e doutores da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Paulo Sérgio Gonçalves, coordenador da escola técnica do SENAI – Rio Claro.
O prêmio foi divido em duas categorias e subdividido em: categoria fabricantes, processos: via seca, porcelanato e pastilhas e peças especiais e categoria fornecedor.
Dentre os participantes, os que se classificaram em 1º lugar, foram contemplados com um cheque no valor de mil e quinhentos reais e com um troféu. O segundo lugar de cada categoria recebeu o valor de mil reais e menção honrosa. Este ano, a grande novidade na premiação foi que o painel com a maior pontuação total, foi premiado com uma viagem para o Salão do Mobiliário em Milão.
Durante a cerimônia de entrega do Prêmio, realizada no último dia 12, Heitor Almeida afirmou ter ficado surpreso com a evolução na qualidade dos trabalhos. “Também vale destacar a evolução da produção no segmento cerâmico. Ao longo do tempo, chegamos ao processo de monoqueia, aumento da espessura do revestimento, velocidade na produção e com a vinda da impressão digital para o setor cerâmico de revestimento, o profissional de designer se reinventou e hoje consegue ampliar sua atuação no setor”.
Anselmo Boschi, Curador do 3º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos, evento que aconteceu durante os duas 11 e 12 de agosto e que trouxe palestrantes renomados de todo o Brasil para falar sobre design, destacou durante a premiação, a importância da união do segmento para falar de desenvolvimento de produtos e todas as suas possibilidades. Marcos Serafim, afirma ter ficado impressionado com a qualidade dos produtos e a evolução da estética das peças apresentadas, assim como afirmou que os dois dias de eventos, promovidos pela Aspacer, foram de verdadeiro “oásis” para os profissionais de criação e desenvolvedores de produtos das empresas.
O Deputado Estadual, Aldo Demarchi, presente no evento de premiação aos participantes, parabenizou a Aspacer pela realização e disse ter orgulho de um setor que se desenvolveu tecnologicamente. “O setor cerâmico hoje é referência para o Brasil e para o Mundo”.
Os vencedores de acordo com as categorias foram:
Via seca:
1º lugar – Cerâmica Almeida – participante: Jéssica Oliveira
2º lugar – Cerâmica Cristofoletti – participante: Daniel Henrique Tonin
Porcelanato:
1º lugar – Cerâmica Portinari (Cecrisa) – participante: Paulo Roberto Niehues
2º lugar – Cerâmica Portobelo – participante: Gabriele Berlezze
Pastilhas e Peças Especiais:
1º lugar – Cerâmica Gail – participante: Selma Ferrante
2º lugar – Cerâmica Buschinelli – lLneart – participante: Bruna Helena Domingues
Fornecedor:
1º lugar – Glazetech Indústria e Comércio de Produtos Cerâmicos – participante: Karina de Fátima Gonçalves Joaquim
2º lugar – Icon Estampos e Moldes – participante: Luciano Amancio Alves
Com a maior pontuação, a grande vencedora da premiação e da viagem para Milão foi Selma Ferrante – da Cerâmica Gail, com 636, 5 pontos. A participante não pode estar presente e foi representada por Talita Carolina de Jesus.
Participantes do 2º Prêmio Nacional Aspacer de Design:
Categoria Fornecedor
Rodrigo Batistini – Smalticeram
Luciano Alves – Icon
Mariana Couto – Endeka Ceramics
Karina Joaquim – Glazetech
Categoria Pastilhas e Peças Especiais:
Camila Lamberti – Incefra
Bruna Domingues – Cerâmica Buschinelli – Lineart
Selma Ferrante – Cerâmica Gail
Milene Beust – Portobello Shop
Luciana Altero – Cerâmica Jatoba
Categoria Porcelanato
John Anderson de Camargo – Cerâmica TH Buschinelli
Clóvis Ferreira – Cerâmica Delta
Vanessa Justen – Cerâmica Villagres
Maira Zaminato – Lef pisos e revestimentos
Paulo Niehues – Cerâmica Portinari (Cecrisa)
Gabriele Berleze – Portobello S.A
Categoria Via Seca
Clóvis Ferreira – Cerâmica Delta
Jefferson do Amor Divino – Incenor
Adriana Negreto/Cerâmica Lef
Daniel Henrique Tonin/ Cerâmica Cristofoletti
Tatiana Marques – Cerâmica Cedasa
Silas Fagundes – Cerâmica Incopisos
José Rafael Ceregato – Grupo Embramaco
Jéssica de Oliveira – Cerâmica Almeida
Miguel Capobianco – Cerâmica Formigrês
Rosiane Gonçalves – Cerâmica Cecafi
Rafael Oliveira – Cerâmica Ceral
Mateus Lahr – Grupo Rocha