Prêmio Nacional Aspacer de Design já começou

Posted in Prêmio Aspacer

ilusion-gail2013-07-11-10-55-33Há quatro anos a Aspacer em parceria com o Centro Cerâmico do Brasil realiza o Prêmio Aspacer de Design e conta com a participação de empresas do estado de São Paulo. Desde sua criação, o principal objetivo do prêmio é descobrir e estimular os novos talentos da área de criação das indústrias cerâmicas e incentivar a inovação de produtos, valorizando o trabalho desenvolvido por esses profissionais. Os participantes são necessariamente, funcionários responsáveis pelos setores de criação e desenvolvimento de produtos de indústrias cerâmicas e fornecedores. As inscrições já foram encerradas. A Aspacer receberá os painéis de 29 de julho a 05 de agosto.

O corpo de jurados é formado por profissionais renomados de diversas áreas: engenheiros, arquitetos, designers, lojistas e editores. A cada edição o evento evolui em organização, participação e resultados e este ano, devido à grande adesão ao evento e da qualidade superior dos produtos apresentados, a Aspacer e o CCB deram um passo maior, e realizam o 1º Prêmio Nacional Aspacer de Design onde as empresas de todo país poderão participar.

O julgamento acontecerá no dia 12 de agosto e será feito em etapa única, levando em consideração a paginação apresentada observando os seguintes critérios: originalidade; impacto visual; apresentação e acabamento; criatividade; memorial descritivo; tendência e inovação e potencial comercial e industrial. As categorias estão divididas em Fabricante: via seca, porcelanato, pastilhas e peças especiais e categoria Fornecedor: todos os fornecedores da indústria cerâmica que tenham uma área de criação e desenvolvimento de produtos como: colorifícios, fornecedores de telas serigráficas e/ou rolos encavográficos, estúdios de Design etc, poderão participar.

A divulgação e premiação serão realizadas no dia 13, durante o Coquetel de Encerramento do Fórum Nacional de Design.

 

Profissão designer

 

Criatividade a postos e muita organização. Esta é a vida do designer, o profissional que cria desde as páginas de uma revista – ou de um site na internet – até a cadeira que você está sentado. Responsáveis pelo desenho tanto de objetos quanto de publicações, o profissional precisa aliar a beleza à funcionalidade e à praticidade. No setor cerâmico essa realidade não é diferente. Um universo riquíssimo de detalhes, que vai além da matéria-prima, dos grandes fornos, da energia elétrica e do preço do gás. Sem a decoração da peça, o brilho do esmalte ou o toque acetinado, os revestimentos seriam um item monocromático na execução de uma obra. E os responsáveis por esse departamento atendem pelo nome de Designer de Superfície.

As faculdades oferecem entre quatro e cinco anos de curso e, conforme a diretora administrativa da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG), Fabiana Soccol, a grade curricular normalmente é voltada para design gráfico e de produto, ou ainda sob o nome de desenho industrial. “A partir daí, o estudante escolhe entre uma das duas formações e pode seguir sua carreira conforme a especificidade escolhida, como por exemplo, designer de embalagem, de móveis, digital…”, explica.