Prêmio Nacional ASPACER de Design bate recorde de inscritos

Publicado en Design, Prêmio Aspacer

Terceira edição Nacional será realizada dias 10 e 11 de agosto

A ASPACER em parceria com o Centro Cerâmico do Brasil realiza o Prêmio Nacional ASPACER de Design e conta com a participação de empresas de todo o país. Desde sua criação, o principal objetivo do prêmio é descobrir e estimular os novos talentos da área de criação das indústrias cerâmicas e incentivar a inovação de produtos, valorizando o trabalho desenvolvido por esses profissionais. Os participantes são necessariamente, funcionários responsáveis pelos setores de criação e desenvolvimento de produtos de indústrias cerâmicas e fornecedores. A cada edição o evento evolui em organização, participação e resultados e este ano, devido à grande adesão ao evento e da qualidade superior dos produtos apresentados, a ASPACER e o CCB realizam o 3º Prêmio Nacional ASPACER de Design.

As inscrições terminam amanhã, dia 03 e já conta com 47 inscritos: 09 da categoria fornecedores, 10 da categoria pastilhas e peças especiais, 12 porcelanato e 16 da categoria via seca. A ASPACER receberá os painéis de 20 a 31 de julho. Empresas do sudeste, nordeste, norte e sul, estão participando

O principal objetivo do evento é revelar os novos talentos do setor, ligados à área de criação e desenvolvimento de produtos das empresas do segmento cerâmico.

O julgamento acontecerá no dia 10 de agosto e será feito em etapa única, levando em consideração a paginação apresentada observando os seguintes critérios: originalidade; impacto visual; apresentação e acabamento; criatividade; memorial descritivo; tendência e inovação e potencial comercial e industrial. As categorias estão divididas em Fabricante: via seca, porcelanato, pastilhas e peças especiais e categoria Fornecedor: todos os fornecedores da indústria cerâmica que tenham uma área de criação e desenvolvimento de produtos como: colorifícios, fornecedores de telas serigráficas e/ou rolos encavográficos, estúdios de Design etc, poderão participar.

A divulgação e premiação serão realizadas no dia 11, durante o Coquetel de Encerramento do Fórum Nacional de Design.

Premiação especial

O designer responsável pelo painel que obtiver a maior pontuação total, será premiado com uma viagem para o Salão do Mobiliário em Milão, com as despesas de passagens aéreas, traslados, acomodação em hotel quatro estrelas e apartamento duplo, café da manhã, três ingressos para a feira e programação para as visitas técnicas.

Profissão designer

Responsáveis pelo desenho tanto de objetos quanto de publicações, o profissional de designer precisa aliar a beleza à funcionalidade e à praticidade. No setor cerâmico essa realidade não é diferente. Um universo riquíssimo de detalhes, que vai além da matéria-prima, dos grandes fornos, da energia elétrica e do preço do gás. Sem a decoração da peça, o brilho do esmalte ou o toque acetinado, os revestimentos seriam um item monocromático na execução de uma obra. E os responsáveis por esse departamento atendem pelo nome de Desenvolvedor de Produtos ou Designer de Superfície.