4° Fórum de Design – Otimização de processos e olhar em tendências futuras

Publicado en Fórum Nacional, Prêmio Aspacer

A terça-feira, 11, foi marcada com importantes abordagens para o setor de revestimentos na sede da Aspacer, por meio do 4° Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos, realizado na sede da ASPACER. Com o objetivo de atualizar e aprimorar o conhecimento dos profissionais da área, as palestras comumente trazem pontos para otimização de processos e permitem melhor visualização de tendências e pontos que podem conferir diferencial ao empresário, ao produto, e, também, à respectiva marca.

No segundo dia e encerramento das atividades, com auditório com número além do esperado de participantes, a abertura ficou por conta do designer de interiores e consultor em design estratégico Fábio Galeazzo, que contou sua história é a importância do Design como ferramenta estratégica para o desenvolvimento de produtos. “No início, como designer de interiores, percebi que era preciso ouvir o cliente para, assim, entender a demanda, esse foi o ponto-chave para me abrir novos horizontes”, contou Galeazzo dizendo que  o surgimento de tal ferramenta se deu a partir desse olhar crítico e foi se desdobrando.

Na sequência, uma das palestras mais comentadas foi conduzida por Alexandre Keese, diretor do Grupo PhotoPro e Adobe Certified Expert, além de ser um dos maiores especialistas em Adobe Photoshop da América Latina. Nesta edição do evento, o expert em Photoshop trouxe elementos da nova versão do aplicativo, com o intuito de viabilizar o trabalho do designer. “Por desta atualização pode-se padronizar o Photoshop e trabalhar da forma como se quer, diga-se, por exemplo, das teclas de atalho que tendem a aumentar a produtividade em até 50%”, pontuou Keese.

A troca de informações e apresentação de novidades, assim como do aplicativo mencionado anteriormente, podem despertar novas perspectivas na criação do produto. Desta forma, Blanca Liane, que atua no campo da moda, com foco nas cores, apresentou aos participantes do evento as cores e inspirações para 2016. Com um vasto material, Blanca associou as cores a questões que vão além da estética: “as cores definem o estilo de vida e por isso devem ser pensadas de modo minucioso, pois podem despertar diversas sensações, como as cores neutras que podem trazer tranquilidade”, destacou sobre os tons que voltam com força.

Trazendo uma pesquisa de origem europeia, em especial do território italiano, o designer gráfico Sérgio Fernandes focou sua palestra no olhar sobre as tendências futuras, a partir de conceitos, cores, materiais e superfícies. Com destaque para as tendências de casa, Fernandes listou, a princípio, seis estilos que estão em alta nos países europeus, e alguns podem ser percebidos e usados nacionalmente. Além disso, pontuou sobre objetos e condições de instalações, como uso da madeira rústica, para decorar ambientes, que podem ser segredos de sucesso de mercado, seja destinado para os mais variados grupos de consumidores.

No encerramento do fórum, a contribuição final do ciclo de palestras ficou por conta de Sofia Martellini, que atua como Cliente Services Executive, que abordou as macro tendências para interiores, para o inverno de 2017. Divididas em quatro grandes grupos, ditas Remaster, Elemental, Offbeat e Artisan, as tendências exemplificaram conceitos para paredes e pisos, objetos e têxteis, além de elementos para ambientes. Sofia destacou sobre ser muito usual utilizar-se de tendências e culturas passadas para basear novas coleções, sem que seja preciso, no entanto, copiar modelos.

Mais informações poderão ser conferidas na próxima edição da revista da ASPACER com a reportagem completa e fotos do evento.