Ao participar da inauguração da planta piloto de hidrogênio verde da EDP Brasil no complexo portuário do Pecém (CE), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta (19/1), que o Brasil entrará na economia do hidrogênio unindo o “excepcional perfil renovável” da matriz nacional com a “gigantesca capacidade de inovação e investimento” da indústria de óleo e gás.
O ministro prometeu, ainda, que o MME fará uma “política energética ambiciosa” para o desenvolvimento da economia do hidrogênio no Brasil. Disse que fará um amplo diálogo para fortalecer a indústria nacional e a economia verde no Brasil, a partir de contribuições recebidas por meio de consulta pública aberta.
O discurso de Silveira reforça o papel que a indústria de óleo e gás tem no financiamento da transição energética, mas não entra em detalhes se a política para o setor será focada no hidrogênio oriundo do gás natural (cinza) ou captura de carbono (azul), por exemplo, em linha com o que propõe o Plano Nacional do Hidrogênio (PNH2).