A Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) dá as boas-vindas à Esmalglass-Itaca como sua mais nova sócia colaboradora. O ingresso do grupo reforça o compromisso da entidade em promover a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico do setor cerâmico. Há um ano, a empresa investiu em uma nova sede administrativa, comercial e laboratorial em Rio Claro-SP, valorizando e fomentando a região como principal polo cerâmico do Brasil.
Com uma trajetória marcada pela vanguarda e pelo espírito internacional, a Esmalglass foi fundada em 1978, em Vila-Real (Castellón, Espanha), com o propósito de produzir e comercializar fritas, esmaltes e tintas cerâmicas. Desde seus primeiros passos, adotou uma estratégia diferenciada no setor: aliar qualidade de produto, assistência técnica especializada e design inovador. Essa abordagem rapidamente posicionou a empresa entre as referências do segmento.
A expansão internacional teve início em 1979, com a abertura da primeira filial na Itália, e seguiu com unidades no Reino Unido, Portugal, Brasil e outros importantes polos cerâmicos. O investimento contínuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação (I+D+i), a partir de 1982, foi essencial para consolidar soluções que transformaram o mercado, como os esmaltes secos e a tecnologia monoporosa.
Paralelamente, a Itaca iniciou suas atividades em 1989, também na província de Castellón, com foco na fabricação de corantes cerâmicos. Sua atuação sempre esteve pautada por um forte pilar de inovação no processo produtivo, suporte técnico eficaz e constante apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias.
Em 1999, as duas empresas uniram forças, dando origem ao Grupo Esmalglass-Itaca, que atualmente conta com mais de 1.300 colaboradores ao redor do mundo. Com presença consolidada nos principais mercados internacionais, o grupo segue comprometido com a excelência e com a satisfação dos seus clientes. Mais informações sobre a empresa podem ser obtidas pelo site: www.esmalglass-itaca.com.