Ao longo desta segunda-feira, a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER) e representantes das indústrias cerâmicas estiveram reunidos no Rio de Janeiro para uma série de encontros estratégicos com o objetivo de discutir regulações e oportunidades para o setor cerâmico no mercado livre de gás.
A agenda incluiu visitas e reuniões técnicas na Petrobras, TAG (Transportadora Associada de Gás) e TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil). Os encontros visaram aprofundar o diálogo sobre infraestrutura, contratos de transporte e segurança regulatória, além de buscar caminhos para a competitividade do setor cerâmico no novo cenário de liberalização do mercado de gás natural.
Encerrando o dia, os participantes foram convidados pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a participarem de um workshop, onde estão sendo debatidos nesse momento os principais desafios e perspectivas para a indústria na busca por oportunidades relacionadas a uma molécula mais barata no mercado livre de gás natural. No encontro participaram os produtores de gás Petrobras, Shell, Galp, Equinor, Origem, Prio, BRAVA, Total, BP e Petronas.

