Com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua dos processos produtivos da indústria cerâmica, a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) e o SINCER (Sindicato da Indústria da Construção do Mobiliário e de Cerâmicas de Santa Gertrudes) promoveram, entre os dias 7 e 10 de abril, um treinamento técnico voltado à identificação e prevenção de defeitos e patologias em placas cerâmicas de revestimento.
O curso foi ministrado por Fábio Melchiades, diretor técnico e comercial do CRC (Centro de Revestimentos Cerâmicos), referência nacional em pesquisa e desenvolvimento no setor. Realizada na sede da ASPACER, em Santa Gertrudes, a capacitação reuniu cerca de 60 profissionais, entre técnicos, engenheiros e gestores de empresas fabricantes e fornecedoras da cadeia cerâmica.
Durante os quatro dias de treinamento, Melchiades abordou os principais problemas que afetam a qualidade das placas cerâmicas, como empenamentos, trincas, manchas, falhas de queima, entre outros, sempre com foco na compreensão técnica das causas e na adoção de medidas preventivas. “Mais do que apresentar receitas para corrigir os problemas de fabricação, a capacitação ministrada teve por objetivo apresentar os conceitos por trás das patologias e discutir formas de atuação preventiva”, destacou o especialista.
A iniciativa faz parte do compromisso da ASPACER e do SINCER em promoverem a qualificação técnica e o fortalecimento da competitividade da indústria cerâmica nacional, por meio da disseminação de conhecimento e boas práticas.