ASPACER e ANFACER presentes no Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos em Portugal

Postado em Internacional

A ASPACER, em conjunto com a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), participou do Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (WCTF), realizado na cidade litorânea de Ílhavo, em Portugal, de 17 a 21 de novembro. O evento foi organizado pela APICER (Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica).
Estiveram presentes representantes de diversos países, incluindo Bélgica, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, Espanha, Indonésia, Itália, Japão, México, Portugal, Turquia, Ucrânia e União Europeia. A colaboradora, Thais Carnevale, representou a entidade, acompanhada de representantes da ANFACER.
O Fórum proporcionou uma importante oportunidade para discutir as tendências globais na produção e no consumo de revestimentos cerâmicos. De acordo com dados fornecidos pelos membros do WCTF, estima-se que a produção mundial de revestimentos cerâmicos tenha registrado uma redução de 14% em 2023, em comparação com 2022, totalizando 12,5 bilhões de m². Além das perspectivas globais e europeias, cada país participante apresentou informações sobre tendências nacionais e os respectivos marcos regulatórios que impactam os revestimentos cerâmicos e o setor de construção civil.
O WCTF também analisou avanços significativos relacionados aos aspectos comerciais, promovendo debates sobre a coleta de dados de consumo e a precificação do gás natural. Durante o evento, houve troca de informações sobre negociações de livre comércio, tanto multilaterais quanto bilaterais, e discussão de barreiras técnicas ao comércio, como certificações obrigatórias e licenças de exportação.
Outro tema central foi a análise das tendências relacionadas a materiais concorrentes, saúde e segurança, clima e energia, em alinhamento com os esforços globais de sustentabilidade. Os membros discutiram cálculos de carbono incorporado nos produtos, incluindo revestimentos concorrentes, além de considerações sobre o potencial de aquecimento global de materiais de construção.
Por fim, foi anunciado que a próxima reunião do WCTF ocorrerá na Malásia, em novembro de 2025.

O Fórum oferece a oportunidade para debater tendências globais
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page