As contas de consumo de gás natural da Comgás, em São Paulo, agora podem ser acessadas de forma mais detalhadas pelo site da distribuidora.
A medida foi tomada, em consequência da Deliberação 1.151/2021 da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), que determinou o detalhamento nas cobranças das contas de consumo de gás natural no estado de São Paulo. O prazo para implantação das mudanças foi de 12 meses, a partir da data da publicação da deliberação, que foi em abril do ano passado. Portanto, a nova medida passou a vigorar efetivamente a partir deste mês de maio.
A transparência nas contas de consumo tem sido uma luta de muitos anos das entidades de classe empresariais, em especial da ASPACER (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento). “ É uma medida que traz transparência e ao mesmo tempo a diminuição de assimetria informacional entre as distribuidoras e os agentes consumidores, a fim de que estes também possam conhecer os valores efetivamente pagos por cada item que compõe a sua tarifa de consumo”, destacou o Diretor de Relações Institucionais da ASPACER, Luís Fernando Quilici.
Na conta detalhada, por exemplo, agora é possível ter acesso aos valores do preço efetivo do gás consumido (molécula), transporte, descontos aplicados, margem de distribuição entre outros itens.
Para obter a conta detalhada o usuário deve acessar o endereço https://virtual.comgas.com.br/ para então consultar as contas de consumo que já estão liberadas para o setor industrial. Para iniciar o acesso é preciso o CNPJ da empresa e o código de cliente da distribuidora.