Aspacer e Thymos realizam live sobre energia elétrica e competitividade da indústria

Postado em Energia

A recuperação da indústria é essencial para a revitalização da economia: a atividade representa aproximadamente 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e também cerca de 20% dos empregos formais. E a energia elétrica é fator determinante para a retomada: a produção industrial representa sozinha quase 40% do consumo. Só o setor ceramista consome o equivalente o Estado do Rio de Janeiro inteiro. “A indústria, por sua vez, tem sua competitividade impactada pelo preço da energia elétrica, que pode representar até 30% do custo de produção, a depender do setor, influenciando toda a cadeia produtiva”, afirma João Carlos Mello, presidente da Thymos Energia.

A Thymos Energia e a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) anunciaram uma live em parceria com o objetivo de debater a energia elétrica e a competitividade nacional, a importância de construir uma retomada econômica que seja consistente e também os pontos-chave no processo de modernização do setor na perspectiva dos consumidores. “Nesse momento de pandemia é fundamental que os governos, agentes reguladores, a cadeia produtiva do setor elétrico e consumidores, assumam a responsabilidade de repactuar suas relações, permitindo criar-se as condições necessárias para o momento da retomada econômica”, afirma Luís Fernando Quilici, diretor de relações institucionais e governamentais da Aspacer.

O evento contará com a participação de Efrain Pereira da Cruz, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Mario Menel, presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE), Manfredo Gouvêa Júnior, presidente do conselho administrativo da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (Anfacer) e Otmar Josef Muller, presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica – Criciúma (Sindiceram) e diretor da Eliane Revestimentos Cerâmicos.

Vale lembrar que a crise sanitária provocada pela Covid-19 teve grande impacto na produção industrial. Em abril houve queda recorde, de 18,8%, em comparação ao mesmo mês de 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, já é possível vislumbrar uma retomada. Em maio, de acordo também com o IBGE, o setor já apresentou recuperação com crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

LIVE Aspacer em parceria com a Thymos | Energia elétrica para uma economia competitiva
Data: 28/7
Horário: 17h

Conferencistas:
João Carlos Mello, presidente da Thymos Energia (mediador)
Luís Fernando Quilici, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Aspacer (mediador)
Mario Menel, presidente do FASE
Manfredo Gouvêa Júnior, presidente do conselho administrativo da Anfacer
Efrain Pereira da Cruz, diretor da ANEEL
Otmar Josef Muller, presidente do Sindiceram

Inscrições: https://zoom.us/webinar/register/WN_0LOmd6-tQ-ieLWRC4cf1ww