Novas tecnologias têm ganhado relevância especial neste momento em que o mundo enfrenta os inúmeros desafios trazidos pelo coronavírus. São tecnologias e ferramentas digitais que oferecem soluções para lidar, por exemplo, com a restrição de mobilidade de colaboradores e necessidade em dar continuidade a rotina de trabalho, mesmo a distância.
Para tentar mitigar os efeitos econômicos que o isolamento e a pandemia têm causado às empresas, muitas companhias passaram a ter a tecnologia como grande aliada: plataformas de vídeo, como o Teams, da Microsoft; Zoom; Hangouts do Google e, até mesmo, o WhatsApp se transformaram ferramentas oficiais de trabalho.
E quem está usando esse tipo de plataformas? Primeiro as pessoas físicas, claro, para se relacionar com amigos e familiares.
Depois, as empresas que transferiram suas operações para home office, com o objetivo de realizar reuniões e até mesmo revisar processos fabris através da imagem. “Nesse momento em que devemos evitar aglomeração de pessoas, colocar todos ou boa parte dos colaboradores para trabalhar em home office foi a alternativa encontrada por diversas empresas para manter a produtividade e, ao mesmo tempo, preservar a saúde dos funcionários. Frente a este contexto, a tecnologia vem cumprindo um papel muito importante, possibilitando entre outras coisas, compartilhamento de informação de forma rápida e segura, realização de reuniões para tomada de decisões e capacitação de funcionários, de forma remota. No setor cerâmico não é diferente, e através de soluções customizadas, a CRM Soluções está ajudando a unir os setores das empresas. As nossas soluções WEB são um claro exemplo disto, pois proporcionam maior mobilidade e flexibilidade. Além disto, outras soluções que já eram usadas para o gerenciamento a distância do negócio e da produção, também foram potencializadas e estão sendo amplamente usadas.
Toda esta mudança, no entanto, apresenta uma oportunidade para as empresas testarem novas possibilidades de redução de custos e otimização de tempo”, define Cristiano Gomes da Silva –
sócio da CRM Soluções.

Marco Alessandro de Campos, Rogério Antonio Denardi e Cristiano Gomes da Silva – CRM Soluções
Companhias digitais
E as companhias digitais afirmam que existe um redimensionamento das operações para poder atender a demanda trazida pela quarentena, como é o caso da W2Z Soluções em TI. “O grande desafio é que nem todas as empresas tem uma infraestrutura adequada como firewall, VPN, antivírus e softwares colaborativos para integração do time descentralizado que garantam o acesso a rede corporativa de forma segura, tanto dos dados acessados na empresa quanto as informações compartilhadas entre os funcionários que estão em suas casas. Acreditamos que os pontos de atenção na parte da tecnologia das empresas devem ser voltados para implantação de soluções e serviços que minimizem o impacto da produtividade, suporte técnico para garantir a performance no trabalho e principalmente foco na segurança da informação, pois este novo padrão de trabalho também tem a atenção dos cyber criminosos que podem provocar severos danos as organizações”, alerta Wilian Cuba – gerente administrativo da W2Z.

Equipe W2z
Comunicação interna e externa
Há ainda, fora destes sites ou apps mas também em vídeo, organizações que estão se aperfeiçoando no trabalho com ferramentas online, como é o caso da Aspacer, que tem participado e promovido tanto com a equipe interna, quanto com organizações de todo país, quase que diariamente, reuniões à distância através da internet e começa um processo na produção de conteúdos, através das conhecidas “lives”, fomentando discussões de temas importantes para o setor cerâmico de revestimento.