ASPACER participa de seminários sobre desenvolvimento sustentável e mineração em Brasília

Postado em Congresso

O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu nesta semana um seminário para apresentação do primeiro produto do programa “Mapeando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Mineração Brasileira”. O evento contou com a participação de 14 empresas do setor de mineração, sendo sete de grande porte, seis de médio porte e uma cooperativa de pequenos produtores.

No encontro, as empresas mostraram estudos de caso que contemplam 15 das 17 ODS estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, quando chefes de estado e lideranças mundiais definiram uma agenda de cooperação. O documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” trouxe diretrizes para a promoção econômica, social e ambiental. A ASPACER participou do encontro sendo representada pelo seu diretor relações institucionais Luís Fernando Quilici, que na oportunidade reiterou a disposição do segmento em avançar nas questões relativas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental, permitindo desta forma com que a comunidade regional cresça com sustentabilidade.

 

2º Encontro

Ainda dentro desse mês, a ASPACER também esteve representada em Brasília, onde ocorreu outro seminário também ligado ao setor de mineração denominado de “Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Mineração em Pequena Escala.

De acordo com Quilici, que participou deste evento, os dados apresentados neste seminário integram o projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineração. “Os resultados serão utilizados para auxiliar o Ministério de Minas e Energia na definição de uma agenda de ações para implementação de políticas públicas para esse segmento, que envolve diretamente uma parte importante da cadeia produtiva do setor cerâmico”, explicou.

 

O evento que foi realizado pelo MME, contou com apoio do Banco Mundial (BIRD) e da assessoria da META (Projetos de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral).

 

Legenda: Diretor de Relações Institucionais da ASPACER Luís Fernando Quilici,  Diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração Maria José Gazze Salum, e Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vicente Lobo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page