Aspacer se reúne com DNPM, IPT, Subsecretária de Mineração de São Paulo e prefeitos da região

Postado em Economia, Indústria, Politíca

PAF_1617No dia 25 de junho, representantes do setor de mineração e representantes de municípios que utilizam a atividade minerária, estiveram na sede da Aspacer e do Sincer para uma reunião. Heitor Ribeiro de Almeida Neto, presidente das entidades, deu boas vindas a todos e discorreu sobre o Plano Minerário, idealizado pela Aspacer, financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT) e Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes, com participação das prefeituras e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) finalizado em dezembro de 2012, porém destacou a necessidade de um estudo hidrogeólogico, que vem complementar o tema Plano Diretor de Mineração. “Seria de extrema importância fazer um aproveitamento das cavas, com embasamento em estudos, para um melhor aproveitamento do que temos nessa região. Não podemos disperdiçar e temos que ter a ideia do tempo que poderemos utilizar desse recurso”

Durante a 7ª edição do Encontro Internacional de Fornecedores, Cerâmica e Mineração (Forn&cer) 2014, realizada no município de Santa Gertrudes – SP, entre os dias 24 e 27 de junho, A Aspacer se reuniu com o diretor-geral do DNPM, Sérgio Dâmaso,com a Subsecretaria de Mineração do Estado de São Paulo, o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), Comin (Fiesp) e os representantes dos municípios envolvidos diretamente com a atividade de mineração, para falar sobre o assunto.

Segundo Dâmaso, a expectativa é que, em breve, o município de Santa Gertrudes tenha um escritório regional do órgão. O diretor reafirmou ainda a importância de defender o setor de mineração e disse estar impressionado com a grandeza do evento e com a região que, de pequenas olarias, passou a ter tecnologias importantes. “Todos conhecem a importância dessa região para o setor cerâmico, gerando 12 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. Ainda este ano gostaria de ter a possibilidade de trazer essa boa notícia para vocês”, disse.

Participaram da reunião o superintendente do DNPM no Estado de São Paulo, Ricardo Moraes; o geólogo Paulo Brandão; o presidente da Aspacer e Sincer, Heitor Almeida; o diretor de Relações Institucionais das (Aspacer), Luiz Quilici; o prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon; o prefeito de Cordeirópolis, Ildebran Prata; a vice-prefeita de Iracemápolis, Denise Calice; o prefeito de Rio Claro, Palmínio Altimari Filho, entre outras autoridades.

Assinatura de transferência de imóvel.

Ainda durante o encontro cerâmico, o diretor-geral assinou a transferência do imóvel de titularidade da Secretaria do Patrimônio da União de São Paulo, localizado na Rua Alexandre Favaro, s/n, no município de São Pedro SP, para o DNPM.

Para Dâmaso, a doação do imóvel para autarquia é muito importante. Segundo ele, agora podemos dizer que este prédio é do DNPM. “Com o prédio em nome da instituição, faremos as reformas necessárias para atender às necessidades das atividades administrativas, onde se encontra instalada a Litoteca, com milhares de testemunhos geológicos, referentes aos estados de São Paulo e Paraná, contribuindo, assim, para a melhoria da prestação do serviço ao cidadão-usuário”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa DNPM