Foi dada a largada para o Forn&Cer 2014

Postado em Forn&Cer, Indústria, Internacional

Imagem 271A abertura oficial do Encontro Internacional de Fornecedores, Cerâmica e Mineração (Forn&Cer), aconteceu no último dia 24, e contou com a presença de autoridades, expositores e visitantes, que lotaram o Salão principal de eventos antes do corte da fita.

Heitor Ribeiro de Almeida Neto, presidente da Aspacer e do Sincer, deu boas vindas a todos e ressaltou a importância do Encontro e a integração de entidades importantes para o setor, como o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), que esteve representado por sua equipe de Brasília e de São Paulo – SP.

O Deputado Estadual Aldo Demarchi (DEM), falou sobre sua forte ligação com o Polo Cerâmico de Santa Gertrudes. “Aqui é minha terra. Acompanhei a trajetória de todo esse setor. Hoje o setor é vitrine, com equipamentos tecnologia do mundo inteiro, uma qualidade que o setor tem conquistado ao longo dos anos”. O deputado também aproveitou para fazer um anúncio importante: a assinatura para a segunda parte da liberação de verbas, através do governo do Estado, para a pavimentação da SP 316: mais 38 milhões de reais. A liberação de 10 milhões já havia sido anunciada no início do mês passado.

Outra autoridade, sempre presente no dia a dia do setor cerâmico, que fez o uso da palavra foi o Deputado Federal, Antônio Carlos Mendes Thame, que ressaltou o setor que tanto contribui para o crescimento do país. “O setor se modernizou, fez um projeto fantástico, trabalho com sustentabilidade, com respeito aos recursos naturais, para competir com o que vem de outros países. Se tivermos suporte do governo para as necessidade que nossa indústria necessita, teremos perspectivas extraordinárias de um futuro cada vez melhor”

Sérgio Damaso, Engenheiro de Minas e Diretor Geral do DNPM, falou sobre a importância de defender o setor de mineração e disse estar impressionado com a grandeza do evento e com a região que, de pequenas olarias, passou a ter tecnologias importantes. “Todos conhecem a importância dessa região. Temos que divulgar”.

Falou também sobre a criação do escritório regional do DNPM em Santa Gertrudes e foi aplaudido. “Levarei ao Ministro Lobão (Edison). Ainda esse ano, gostaria de ter a possibilidade de trazer essa boa notícia para você”.

Amarildo Zorzo, prefeito de Cordeirópolis, falou sobre o problema hídrico enfrentado pela seca e que nesse momento, a água está sendo retirada das áreas de mineração. “Temos muito à agradecer e engradecer esse setor”, afirma.

Rogério Pascon, prefeito de Santa Gertrudes, mais uma vez, trouxe o gabinete para o evento e agradeceu o apoio de sua equipe e da importância desse evento para o município e para a região.

Marco Antônio Mroz, secretário de energia do Estado de São Paulo, deu as boas vindas e pela primeira vez em Santa Gertrudes, disse que a iniciativa da criação da secretaria de mineração foi de suma importância. Também falou sobre um assunto polêmico para o setor: o gás natural. “Estamos contribuindo para fazer valer a influência do governo, para que nós tenhamos um desenrolar positivo da revisão tarifária, adiada para 2015”. Agradeceu o convite e finalizou seu pronunciamento com a importância da união da autarquia com o setor cerâmico. “É importante que possamos estar sempre atrelados, em três aspectos fundamentais: social, ambiental ao econômico, só assim poderemos contribuir para o futuro de crescimento”.

Após o corte da fita inaugural, autoridades, expositores e visitantes, puderam conhecer o pavilhão de exposições do Forn&Cer.

O evento segue até o dia 27 de junho, das 14h às 20h.