Congresso segue reunindo os melhores profissionais do setor

Publicado en Congresso

No primeiro dia do 5º Congresso da Indústria Cerâmica de Revestimento, as palestras do Painel de Qualidade foram proferidas por profissionais conceituados no setor de cerâmica de revestimento, no auditório 2.

Luiz Henrique Manetti, engenheiro na cerâmica Portobello, falou sobre “NBR 15575 – Case Portobello de implementação”, destacando a importância de se adequar à nova Norma de Desempenho, que entra em vigor em julho deste ano.

Após o coffe break, Macelo Dias Caridade – da CCB -, conduziu a palestra “Mudanças das Normas ABNT, portarias e regulamentos do Inmetro e seus impactos na certificação de produtos e sistemas de gestão” e orientou sobre os processos de certificação desenvolvidos pelo CCB, lembrando que com novas normas “começam a cobrar itens que estavam na RAC vigente e não eram cobrados anteriormente”.

Na sequência, Ana Paula Menegazzo, também do CCB, falou sobre a nova certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, na palestra “Certificação de Produtos e Programa Setorial de Qualidade (PSQ) – Avaliação da conformidade das placas cerâmicas”. “O Governo está fazendo uma pressão por qualidade e usa seu poder de compra para que as empresas cumpram as normas”, destacou.

Com o tema “Reclamações dos consumidores finais – patologias mais freqüentes”, Claudia Gibertoni, do CCB, encerrou o primeiro dia de palestras no auditório um e trouxe os casos mais recorrentes de queixas dos clientes registrados pelo órgão. Segundo a especialista, o destacamento da placa corresponde a 41,7% das reclamações.

 

DIA 19/06/2013 – AUDITÓRIO 2

O Painel Design foi iniciado com a palestra “Gerenciamento de cores em decoração digital”, ministrada por Maíra da Costa – da Intesa, do Grupo Sacmi. A designer mostrou a influencia da luz no resultado final da cor vista pelo observador e aproveitou para demonstrar benefícios do programa Crono – um software de gerenciamento de cores e sistematização de gestão workflow.

Rubén Lleó Nicolás, da Esmalglass-Itaca, falou sobre o tema “Novos desafios da decoração digital” e elencou diversos benefícios proporcionados pela tecnologia de impressão digital em cerâmica, como as melhorias estéticas e ganhos produtivos, logísticos e econômicos.

Após um rápido intervalo, Alexandre Keese – da PhotoPro – demonstrou as diferentes ferramentas disponibilizadas no Adobe Photoshop CC, na palestra “Universo Photoshop”. Na nova versão do programa que realiza tratamento de imagens, Keese interagiu com a plateia e exemplificou as ‘mágicas’ possibilitadas pela ferramenta content-aware.

Para encerrar as atividades da sala dois, Antonelo Soro – da Newton Italia e Camila Lamberti falaram sobre o tema “Boutique de Design”. O principal assunto foi a necessidade de personalizar o produto para atender clientes únicos, que buscam identidade com os produtos.

Fonte: Texto: Vivian Guilherme