Ares PCJ determina reajuste de 13,95% nas tarifas de água e esgoto de Rio Claro

Publicado en Água

O reajuste determinado para o município de Rio Claro será de 13,95%

O reajuste determinado para o município de Rio Claro será de 13,95%

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento (Ares-PCJ) determina ao Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro reajustar as tarifas de água e esgoto no município.

O reajuste determinado pela agência é de 13,95%, e será pago nos boletos emitidos a partir de abril, pois será aplicado no consumo registrado a partir de março. A resolução com a deliberação dos novos valores será publicada pela Agência Reguladora até amanhã, sexta-feira (13), em edição do Diário Oficial do Município, e também estará disponível nos sites do Daae pelo endereço www.daaerioclaro.sp.gov.br e da agência reguladora www.arespcj.com.br

O estudo técnico, avaliado pela Agência Reguladora tem como base os custos e despesas da autarquia, como o impacto da energia elétrica, com adoção das bandeiras tarifárias; o preço dos insumos e produtos químicos utilizados no tratamento da água e a inflação do período; preço dos combustíveis e a reforma administrativa.

O índice foi aprovado durante audiência pública pelos membros do Conselho de Regulação e Controle Social dos Serviços de Saneamento do município de Rio Claro, realizada nesta quarta-feira (11), na Casa dos Conselhos. Para a tarifa residencial, o valor do fornecimento de até 10 m³ de água passa R$ 27,28 para R$ 31,08.

O Daae tem feito investimentos que garantem o fornecimento de água de qualidade à população. Com os investimentos em infraestrutura e saneamento, o município não enfrentou problemas com a crise hídrica, ficando livre de racionamento e rodízio no fornecimento de água, dificuldades vivenciadas por muitos municípios, inclusive da região. Nos últimos anos foram substituídos mais de 120 mil metros de redes de distribuição, construídos sete reservatórios elevados, implantados mais de 24 quilômetros de adutoras, feita a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2) e construída a barragem no rio Corumbataí. Algumas destas obras estão em fase final de implantação.