Sustent´Arte conquista premiação na FIESP

Publicado en Cultura, Responsabilidade Social

PREMIACAO - MELHORES PRATICAS SINDICAISNo dia 18 de novembro, o projeto Sustent´Arte – “Arte com Resíduos das Cerâmicas de Revestimento”, iniciativa do SINCER/ASPACER, SESI e Prefeitura de Santa Gertrudes, conquistou o 2º lugar no Prêmio FIESP Melhores Práticas Sindicais – na categoria Responsabilidade Socioambiental. Ao todo, 188 projetos foram inscritos no Prêmio Melhores Práticas, divididos em cinco categorias e desses, 25 trabalhos foram escolhidos, dentre eles, o Sustent´Arte, que foi iniciado em 2013. Representantes do SINCER e do SESI/Rio Claro participaram do evento na sede da FIESP, em São Paulo. A matéria completa da premiação será publicada na próxima edição da Revista ASPACER.

 

O Projeto Sustent´Arte, foi idealizado pelo SESI e desde 2013, com o apoio da ASPACER e Prefeitura de Santa Gertrudes, começou seu desenvolvimento para atingir seu objetivo: atividade artesanal com valores apreciativos no campo da sociabilidade, da integração comunitária e do incentivo à criatividade, voltado a atender as indústrias da região em seus projetos de Responsabilidade Social, capacitando as famílias dos colaboradores e/ou comunidade local, a desenvolver produtos artesanais personalizados utilizando a técnica do mosaico a partir da reutilização dos resíduos de cerâmicas de revestimento, provenientes em grande escala nas indústrias locais. E em Santa Gertrudes, o resultado foi mais que positivo. As empresas participantes da primeira fase, que abraçaram a causa, foram as Cerâmicas: Almeida, Villagres, Atlas, Lineart, Ceral e Celva. Ao todo, atuaram no Projeto duas turmas, com 20 participantes cada, que foram capacitadas a produzir caixas, bandejas, cubas e outros objetos de decoração. As aulas foram ministradas por profissionais capacitados do SESI em um espaço cedido pela Prefeitura de Santa Gertrudes. O prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon, fica feliz em ver o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido no município que é considerado o maior produtor de pisos e revestimentos da América Latina. “O Projeto Sustent’Arte, além de dar uma destinação correta aos materiais de descarte, capacita os profissionais para que eles possam gerar sua própria renda e a Prefeitura de Santa Gertrudes sempre ofereceu toda a estrutura para que esse curso pudesse se tornar realidade”, afirma.

Em junho deste ano, o Sustent´Arte conquistou o 8º lugar dentre 76 projetos de práticas socioambientais no Brasil

O BENCH DAY é um projeto que apresenta os detentores das melhores práticas socioambientais do País. Dos 76 trabalhos inscritos, em 2014, em sua 12ª edição, foram selecionadas 32 práticas de instituições dos três setores da economia. Todas as cinco regiões do país tiveram representantes com práticas certificadas. O Sustent´Arte ficou em 8º lugar e à frente de projetos apresentados pelas empresas, como: Arcellor Mittal, Ecovias, Itaipu Binacional, Intel, Furnas e Instituto Embratel Claro. Uma grande conquista para o setor cerâmico de revestimento e para o sistema “S”. “Nós do SESI – SP estamos extremamente satisfeitos com a aceitação e entusiasmo com que a ASPACER recebeu, apoiou e acreditou no projeto Sustent’Arte, que por sua vez representa a essência de nossa missão, ou seja, colaborar com a indústria na realização de seus projetos de responsabilidade social, desenvolvendo os indivíduos de forma integral, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e o bem estar social. A exitosa parceria com a ASPACER permitiu-nos transformar esse sonho em realidade.” – Maria Aparecida Bouchardet – Gerente Responsabilidade Social Empresas do SESI – SP.

“Quando tomamos conhecimento do conteúdo e do objetivo que envolviam o Projeto Sustent’Arte, abraçamos a idéia. Primeiro, acredito que o Sustent´Arte atingiu seu objetivo inicial: o de reutilizar os resíduos das cerâmicas e capacitar mão de obra. Para mim, dois fatores extremamente importantes, que merecem reconhecimento. Segundo: juntar cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade social, sempre foi foco às empresas que prezam por seus colaboradores e comunidades às quais estão inseridas. Esse prêmio inédito, pois participamos pela primeira, conquistando um lugar de destaque, 8º,  dentre 76 tantos projetos importantes, vem coroar o trabalho de todos. Quero gratificar as empresas que nele acreditaram, portanto, só me resta parabenizar a todos e que continuemos a trilhar esse caminho da parceria de sucesso entre SESI, SENAI, ASPACER e Prefeitura de Santa Gertrudes”, presidente da ASPACER e do SINCER, Heitor Ribeiro de Almeida Neto.

O que é o Projeto Sustent´Arte

Com objetivo de que a atividade artesanal tenha valores apreciativos no campo da sociabilidade, da integração comunitária e do incentivo à criatividade, de acordo com Ivania Maria Filippo, representante do SESI, o objetivo geral do programa é atender as indústrias da região em seus projetos de Responsabilidade Social, capacitando as famílias dos colaboradores e/ou comunidade local, a desenvolver produtos artesanais personalizados utilizando a técnica do mosaico a partir da reutilização dos resíduos de cerâmicas de revestimento, provenientes em grande escala nas indústrias locais.

Para a 2ª etapa, o SESI/SP fará uma parceria com o SENAI/SP Design onde será criada a peça diferenciada para a linha de produção. “Especificamente, queremos capacitar a clientela escolhida para pesquisa, criação e desenvolvimento de peças artesanais a partir do reaproveitamento dos resíduos de cerâmica de revestimento, produzir produtos artesanais personalizados com qualidade que possa ser fonte de renda para a clientela participante da oficina artística, além de sensibilizar e conscientizar o público envolvido para a adoção de comportamentos e atitudes responsáveis com o meio ambiente”, afirma Ivania.

Fonte: Fotos - AZM Comunicações

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page