A Aspacer participou da reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) de Cordeirópolis, na quarta-feira, dia 29, que apresentou o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Vegetação Nativa. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estabelece diretrizes para ampliar a proteção dos recursos naturais, fortalecer a segurança hídrica e orientar ações de reflorestamento no município.
A proposta tem como foco a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), a proteção de nascentes e mananciais e a ampliação da cobertura vegetal, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e às diretrizes do Programa Município VerdeAzul.
“A preservação dos recursos naturais é um compromisso que fortalece não apenas o meio ambiente, mas também o desenvolvimento sustentável da nossa região. Acompanhamos iniciativas como essa porque elas contribuem para ampliar a segurança hídrica, recuperar áreas estratégicas e criar oportunidades de cooperação entre o poder público, a sociedade e o setor produtivo”, destacou Alef Büll, representante comercial da Aspacer.
Durante a apresentação, foram compartilhados dados do diagnóstico ambiental do município, que identificou 56 nascentes, sendo 15 prioritárias para o abastecimento público, além de 803 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) mapeadas. O plano prevê ações de conservação por meio de cercamento, sinalização, fiscalização, monitoramento e prevenção de incêndios, além de iniciativas de restauração ambiental com novos plantios, manutenção das áreas recuperadas e acompanhamento técnico contínuo.
Entre os instrumentos previstos para viabilizar as ações estão o Programa Refloresta Cordeirópolis, convênios com órgãos estaduais e federais, o fortalecimento do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUNDEMA) e parcerias institucionais para ampliar a captação de recursos destinados aos projetos ambientais.
O cronograma contempla etapas como a elaboração de projetos individuais de propriedades, ampliação das áreas protegidas, implantação de novos reflorestamentos e monitoramento permanente dos resultados por meio de indicadores técnicos, relatórios periódicos e banco de dados georreferenciado.
