Grupo Contábil Fiscal da ASPACER se reúne  para discutir Reforma Tributária e mudanças na legislação

Postado em Grupos de Excelência

O Grupo de Excelência Contábil Fiscal da ASPACER se reuniu nesta semana para uma atualização técnica conduzida pela consultora contábil da Consulcamp, Ana Beatriz da Silva. Com atuação nas áreas tributária, contábil, Departamento Pessoal e Recursos Humanos, a especialista apresentou um panorama detalhado sobre os avanços da Reforma Tributária e outras alterações relevantes previstas na legislação.
Durante a apresentação, Ana Beatriz explicou os conceitos iniciais da Reforma, abordou as legislações já publicadas e o cronograma definido pelo governo. Ela também detalhou as mudanças que entram em vigor a partir de 2026, incluindo os campos do XML que deverão ser preenchidos obrigatoriamente. A consultora ainda ofereceu uma visão geral sobre a apuração assistida, prevista para 2027.
Entre os pontos de atenção destacados, Ana Beatriz enfatizou a possível tributação de dividendos  tema que aguarda sanção presidencial, onde caso aprovada, lucros e dividendos superiores a R$ 50 mil mensais passarão a ter incidência de IRRF a partir de 2026. Outro destaque foi a exigência do Estado de São Paulo, também a partir de abril de 2026, sobre o preenchimento de um campo específico no XML que trata dos benefícios fiscais de ICMS.
A reunião reforçou a necessidade de preparação antecipada por parte das empresas, diante das novas exigências que impactarão diretamente a rotina contábil e fiscal do setor.

Share on FacebookPrint this page