O 10º Congresso da Indústria Cerâmica de Revestimento foi realizado de 6 a 8 de outubro, em Santa Gertrudes (SP), reunindo representantes da indústria, especialistas, pesquisadores e profissionais da cadeia cerâmica para três dias de discussões sobre os principais desafios e transformações do setor.
Promovido pela Aspacer e pelo Sincer, o Congresso chegou à sua 10ª edição com uma programação voltada a temas que impactam diretamente a competitividade da indústria. Entre os assuntos abordados estiveram energia, gás natural, eficiência energética, sustentabilidade, mercado de carbono, ESG, normas técnicas, inteligência artificial, tecnologias digitais e inovação.
As mesas-redondas trouxeram diferentes perspectivas sobre questões estratégicas para o setor. Os debates passaram por energia e competitividade industrial, com discussões sobre gás natural e custos de produção; sustentabilidade, ESG e mercado de carbono, diante das novas demandas ambientais; e normas técnicas e os desafios da indústria, incluindo a importância da adequação às normas e do acompanhamento das mudanças regulatórias.
Ao longo da programação, o Congresso também apresentou trabalhos e estudos relacionados a temas como inteligência artificial aplicada à identificação de defeitos em placas cerâmicas, otimização de processos de moagem, matérias-primas, resistência mecânica, eficiência térmica, reaproveitamento de gases de exaustão, monitoramento atmosférico e sustentabilidade.
A edição marcou uma década do Congresso da Indústria Cerâmica de Revestimento como espaço de troca técnica e aproximação entre diferentes elos da cadeia. A programação buscou conectar os desafios presentes na rotina das fábricas às transformações que já começam a influenciar o futuro da produção cerâmica.
Com o encerramento da 10ª edição, a Aspacer e o Sincer agradecem a participação de todos os profissionais, empresas, especialistas e instituições que fizeram parte do Congresso. Nos vemos em 2028 para mais uma edição do Congresso da Indústria Cerâmica de Revestimento.