Neste último mês, aconteceu também o Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos, que chega ao seu 11º ano como um dos principais encontros do setor. O evento foi organizado pela Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER).
O Fórum reuniu uma gama diversificada de participantes, incluindo arquitetos, designers de produto, designers de interiores, especificadores, gestores comerciais, profissionais de marketing e estudantes. Destinado a fortalecer a conexão entre diferentes áreas e impulsionar o avanço do design cerâmico no Brasil, o evento foi uma oportunidade singular para profissionais e empresas do ramo trocarem experiências e adquirirem conhecimentos.
Este ano, o Fórum trouxe como tema central “Design & Comunicação – A digitalidade como novo paradigma”, propondo uma reflexão sobre o impacto da era digital no design. A abertura, contou com a presença de Luciane Viegas, Diretora de Jornalismo do Grupo EP (EPTV). Seguindo a programação, Altino Cristofoletti, Sócio-Diretor da Casa do Construtor, compartilhou um case de sucesso, enquanto Gabriela Soares, Diretora de Planejamento da agência Talent, abordou a questão “Qual o valor da sua marca?”. No período da tarde, Ivo Eduardo Romans Pons, professor do curso de Design da Mackenzie, fez uma palestra sobre “Design, dados, novos negócios e os paradigmas da IA”. Para fechar o dia, Alexandre Keese, especialista em Adobe Photoshop na América Latina, e o designer Rodrigo de Magalhães falaram sobre “Fotografia, Photoshop e IA: A Conexão Perfeita para resultados incríveis”.
Continuação
Já o segundo dia, seguiu com conteúdo de alto nível, começando com Maurício Siqueira, CEO da Casa Cor de Ribeirão Preto, que abordou sobre “Movimento e Tendências e Oportunidades de Mercado”. Em seguida, Bruno Rigolino, professor da PUC Campinas, discorreu sobre “Decisões de Design na era da IA Generativa”. Alexandre Brunato, Diretor de Criação do Estúdio Brunato, apresentou “O Olhar Transformador”, e o encerramento ficou por conta de Cinzia Lugli, responsável por Marketing e Comunicação da Esmalglass/Vetriceramici, com a palestra “El design en la Cerámica”. Com o apoio da ANFACER e do SINDICERAM, e curadoria do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), o evento contou ainda com patrocínios de empresas: Fusion Vitre, Colorobbia, Esmalglass Itaca, Esmaltec, Comgás, Smalticeram e Unimed Rio Claro.