Secretário de Estado de Meio Ambiente se reúne com ASPACER, ANFACER e prefeitura para conhecer sistema de armazenamento de água em cavas de argila em Cordeirópolis

Postado em Ambiental

QUILICI

Encontro aconteceu na Prefeitura de Cordeirópolis

Sistema é usado como complementação de abastecimento durante estiagem

Neste sábado (17), o Secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Governo do Estado Marcos Penido, esteve em Cordeirópolis, onde se reuniu com a ASPACER e o prefeito da cidade Adinan Ortolan.

Diretor de Relações Institucionais da ASPACER, Luís Fernando Quilici, disse que a pauta principal da visita foram as cavas de mineração e seu uso enquanto sistema de armazenamento de água. O modelo vem sendo usado há vários anos em Cordeirópolis durante os períodos de estiagem. “As cavas de argila, durante a última grande estiagem em 2014, evitaram por exemplo, um colapso em Cordeirópolis, sendo um ativo hídrico fundamental para o abastecimento da cidade durante os períodos de falta de água”, explicou.

Marcos Penido, destacou que no estado, além de armazenamento de água, há outros bons exemplos de uso das cavas de mineração. “Entendemos que a extração de argila é muito importante para este polo cerâmico, mas ela deve ocorrer respeitando o meio ambiente durante toda a sua operação. Especialmente no processo de fechamento da mina é necessário que haja soluções e um diagnóstico dos possíveis benefícios não apenas socioeconômicos, mas ambientais. Além do uso de cavas para abastecimento público, no estado temos bons exemplos de uso para lazer, pesca e para geração de energia por meio da disposição de placas de células fotovoltaicas flutuantes sobre os espelhos d’aguas. Evidentemente estes usos só podem ocorrer após todas as análises e pareceres dos órgãos técnicos”, citou.

Houve um sobrevoo na região durante o último sábado

Houve um sobrevoo na região durante o último sábado

No mesmo dia houve ainda um sobrevoo na região para que outras cavas pudessem ser observadas e futuramente serem usadas com o mesmo objetivo, tendo em vista que até mesmo um estudo feito pelo Laboratório de Hidrogeologia e Hidrogeoquímica da Unesp de Rio Claro atestou a qualidade da água para o consumo e o procedimento foi ainda recomendado pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) para amenizar o problema da estiagem na região na época. “As cavas são importantes alternativas de reservatório de água que tem colaborado com o abastecimento da cidade. A proposta de unir o Poder Executivo, a ASPACER e o Governo do Estado trata-se de uma estratégia muito bem-vinda para usufruir do bom aproveitamento desses locais, para a garantia de abastecimento em tempo de racionamento e, ao mesmo tempo, servir de modelo para outras cidades do estado que tenham os mesmos recursos”, disse o prefeito de Cordeirópolis Adinan Ortolan.

Foram discutidos também neste dia assuntos relacionados a renovação da concessão do serviço público de distribuição de gás canalizado e o asfaltamento das estradas vicinais.

No encontro, estiveram presentes ainda Benjamin Ferreira Neto, presidente do Conselho Administrativo da Anfacer e o Diretor Executivo da ASPACER Almir Guilherme.

Confira o vídeo da entrevista de Marcos Penido

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page