Atividades essenciais como construção civil e indústria são permitidas
Foi anunciado agora a tarde, pelo governador João Doria, a nova reclassificação do Plano São Paulo, válida a partir da 0h de sábado (6), na qual todas regiões do Estado entrarão na fase vermelha. A medida, que irá vigorar até 19 de março, visa conter o avanço da covid-19 no Estado. A pandemia tem se agravado nas últimas semanas com a deterioração dos índices epidemiológicos, em especial, de internações.
A classificação é a mais restritiva do plano de flexibilização da quarentena, pois veta a abertura de restaurantes, academias e outros estabelecimentos considerados não essenciais. A gestão estadual também antecipou para as 20h o início do chamado “toque de restrição”. As escolas, entretanto, seguirão abertas.
Nesta vermelha está autorizado a funcionar, por exemplo, a construção civil, indústria, hospitais, clínicas, farmácias, dentistas, estabelecimentos de saúde animal, supermercados, hipermercados, açougues, padarias, lojas de suplemento, cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis, lojas de materiais de construção, empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega, estacionamentos entre outros previsto nesta etapa do plano.
As Prefeituras também podem impor medidas ainda mais restritivas devido à gravidade dos indicadores locais de epidemiologia e capacidade hospitalar, como já ocorre em diversos municípios no interior e região metropolitana da capital.