Aberta a 1ª Mostra do Prêmio Nacional ASPACER de Design no CC em Rio Claro

Postado em Prêmio Aspacer

Público acompanhou a solenidade marcada por intervenções artísticas de qualidade

PAF_4415A iniciativa da Secretaria de Cultura do Município com apoio da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento foi inaugurada no último dia 08 e contou com a presença de empresários e profissionais do setor, autoridades do município, como o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior e representantes do legislativo de Rio Claro e Santa Gertrudes, além de visitantes que foram conferir de perto as peças produzidas por empresas de todo país.

O objetivo do evento é valorizar os trabalhos participantes da 5ª edição do Prêmio Nacional ASPACER de Design, evento promovido pela ASPACER em agosto passado, que contou com número recorde de participantes em 2017, 56 ao todo, visando à valorização de profissionais desenvolvedores de produtos, a inovação de produtos, incentivando a indústria e os profissionais na importância do design para a competitividade.

A abertura oficial do evento em Rio Claro foi marcada por uma intervenção artística da bailarina Rafaela Martins e do músico Jonas Moncaio, que apresentaram através da dança e da música instrumental a relação do homem com a argila, matéria-prima essencial para a produção de revestimentos cerâmicos.

Daniela Martinez Figueiredo Ferraz, secretária de Cultura de Rio Claro, foi convidada a se pronunciar e destacou que a mostra traz o que há de melhor em revestimentos cerâmicos no país. “Para nós é um prazer realizar essa ação, com toda certeza a primeira de muitas que viremos a estabelecer”.

Em seu discurso, Luís Fernando Quilici, diretor de relações institucionais e governamentais da ASPACER, ressaltou a simbologia da intervenção artística, através da importância das pessoas que contribuem para a grandeza do setor em todo o país e que a criatividade dos painéis expostos materializa essa realidade. Também enfatizou o quanto a cidade de Rio Claro é representativa para o setor, como grande centro produtor da argila e sede de três plantas produtivas geradoras de emprego e renda. “A ASPACER está muito feliz em apoiar esse projeto, assim como futuras ações em prol de toda a sociedade”.

Último a discursar, Valmir Carnevali, vice-presidente administrativo da ASPACER e diretor da cerâmica Savane, destacou que através de ações como essa, o setor demonstra sua grandeza e seu compromisso com a economia do país, com qualidade e seriedade. “É um prazer poder dizer que nessa última edição do Prêmio, a maior premiação foi designada a cerâmica Savane, mas ainda mais gratificante é ver o quanto as empresas evoluíram em qualidade e quanto os profissionais se empenham para apresentar belíssimos trabalhos na última edição do Prêmio. Parabéns a todos os envolvidos”.

Dividido nas categorias via seca, porcelanato, pastilhas e peças especiais, fornecedores e categoria conceito, a exposição está aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

Após a solenidade, os convidados acompanharam a apresentação do Quinteto de Cordas de Rio Claro.