Workshop Técnico IBP-ABRACE reuniu representantes do setor de energia nesta quinta-feira (15), no Rio de Janeiro, para discutir os desafios e as perspectivas da implementação do Certificado de Origem do Biometano (CGOB), conforme previsto na “Lei do Combustível do Futuro” (Lei nº 14.993/24) e regulamenta do pelo Decreto nº 12.614/25. O evento foi direcionado aos associados da ABRACE (Associação Brasileira De Grandes Consumidores Industriais De Energia) e do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), além de convidados.
Entre os participantes esteve Luís Fernando Quilici, diretor de Relações Institucionais da ASPACER, que acompanhou os debates técnicos e institucionais promovidos ao longo do encontro. O workshop teve como foco estimular um diálogo construtivo entre as partes obrigadas e os consumidores de gás natural, envolvendo também produtores e comercializadores de biometano, agentes do mercado voluntário e especialistas no tema.
Durante o evento, foram apresentados e debatidos os principais pontos de atenção para a consolidação do CGOB, instrumento considerado fundamental para dar transparência, rastreabilidade e segurança jurídica ao mercado de biometano no Brasil, além de contribuir para o avanço da transição energética e do uso de combustíveis renováveis. O workshop contou ainda com a participação de representantes do Ministério da Fazenda, Petrobras, Vale, Equinor, além de diversas empresas e entidades ligadas ao setor de energia, reforçando a relevância do tema e a necessidade de alinhamento entre governo, indústria e consumidores para a efetiva implementação da nova política pública.
