Transportadoras se preparam para lançar plataforma de comercialização de gás natural no mercado

Postado em Gás Natural

As transportadoras de gás natural se preparam para lançar uma plataforma eletrônica de comercialização de molécula, voltada para o mercado em geral.
Será o próximo passo da Plataforma Eletrônica de Gás (PEG), que começa a rodar este mês uma nova versão, inicialmente voltada para compra e venda de gás para fins operacionais dos transportadores.
A plataforma foi desenvolvida em parceria pela Nova Transportadora do Sudeste (NTS), Transportadora Associada de Gás (TAG) e Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) e ficará disponível dentro do Portal de Oferta de Capacidade (POC) — uma espécie de marketplace para contratação de capacidade nos gasodutos de transporte.
A PEG nasceu em 2023, como uma espécie de “classificados”, voltada inicialmente apenas para registro das ofertas e demandas das transportadoras — a compra e venda do gás, em si, se dava fora do ambiente da plataforma.
Agora, evolui para um sistema que permitirá todo o processo de compra e venda. Dentro da plataforma serão apresentadas as propostas comerciais, com preços, quantidades e formas de entrega e/ou retirada, por meio de processos concorrenciais das transportadoras.
O próximo passo será permitir a comercialização de gás entre agentes, sem que a transportadora seja, necessariamente, a contraparte.
Fonte: EIXOS

Share on FacebookPrint this page