O segundo dia da palestras do 5º Congresso da Indústria Cerâmica de Revestimento reuniu mais um dia com diversos profissionais das cerâmicas e temas pertinentes ao setor cerâmico.
O Painel Energia Enfoque Tecnológico, trouxe como primeiro tema Economia Energética, da empresa Sacmi, que trouxe alternativas de como reaproveitar o calor no processo de economia de energia. Como reduzir o consumo das linhas de produção, em destaque para atomizador e secador. “É possível economizar energia elétrica, basta estar atendo a cada etapa de produção da empresa. Quem sabe economizar, torna-se competitivo.
A segunda palestra do dia, “Desafios e Perspectivas do Mercado de Energia, através da palestra de Luisa Gentil Blady, trouxe um pouco do cenário energético do país e a alternativa do mercado livre de energia para as empresas, também para o setor de cerâmica de revestimento.
Dando seqüência, Ricardo Miguel e Camila Rodrigues da empresa Capital Energia, falaram sobre o tema “Visão Geral do Mercado Livre do Gás no Estado de São Paulo” e apresentaram a parte burocrática do combustível, enfocando também o polo cerâmico de Santa Gertrudes. Hoje, o gás representa 25% do valor de produção de revestimentos cerâmicos. O presidente do 5º Congresso da Indústria Cerâmica de Revestimento, professor doutor Anselmo Ortega Boschi, complementou o assunto, afirmando que o importante é compreender o motivo pelo qual se paga muito pelo gás ou pela energia. “Sem essas informações, é impossível fazer a gerência inteligente das contas”.
Seguindo o cronograma do dia, a empresa Comgás (Companhia de Gás de São Paulo), patrocinadora do Forn&Cer 2013, através de Hudson Brito, ministrou a palestra “Cogeração de Energia e Novas Oportunidades para a Indústria Cerâmica”, um panorama de investimento da Companhia de Gás no estado de São Paulo, além do mapa com a localização dos City Gates das cidades de: Rio Claro, Limeira/Piracicaba, e o novo City Gate em construção na cidade de Iracemápolis. “Dentro de dois ou três meses, as linhas serão interligadas”. Além disso, foi apresentada como alternativa a cogeração, como fonte mais rentável para as empresas.
Já o terceiro dia de palestras, trouxe o Painel de Mercado e Palestras Técnicas. O primeiro tema “Investimentos em P&D: uma fonte de sucesso”, trouxe dois profissionais da empresa Innovare – Inteligência em Cerâmica, que demonstrou processos de inovação e como colocá-lo em prática. “O mais importante é fazer um planejamento e se propor a investir, sem aguardar retorno imediato”.
A palestra “Um consumidor que escolhe, planeja e faz” da Cristiane Teixeira, da editora Abril, apresentou o tema de maneira descontraída, demonstrando como é o trabalho realizado pela Revista Minha Casa e qual as maiores exigências do consumidor brasileiro. “Hoje em dia os consumidores estão muito exigentes e por isso as matérias-primas também necessitam de muita qualidade, para agradar o público”.
A terceira palestra do dia, contou com a apresentação de Oswaldo Wilhelm Martini, que apresentou um livro fruto da Pesquisa Nacional de Cerâmica – tedências do uso de cerâmica e produtos concorrentes 2013. A Revista Mundo Cerâmica também participou do projeto. A pesquisa foi realizada em 12 grandes cidades do Brasil
Para encerrar as palestras do dia 20, a empresa Serasa Experian, patrocinadora do Forn&Cer 2013, falou sobre o tema: “Os desafios da economia e os impactos sobre a indústria de revestimento cerâmico, que falou sobre as melhores maneiras de investimento.