O 5º Congresso já começou!

Postado em Congresso

DSC_3732“O setor cerâmico tem de tomar consciência de que inventou a via seca. Isso porque, em nenhum outro lugar do mundo, encontra-se a argila com a qualidade do polo cerâmico de Santa Gertrudes. A qualidade dos pisos daqui é incomparável. Temos realmente o melhor revestimento via seca do mundo”.

Com essas palavras, o professor e doutor, Anselmo Ortega Boschi, presidente do 5º CICR – Congresso da Indústria Cerâmica de Revestimento, marcou o primeiro dia de palestras do evento, realizado na sede da Aspacer.

No primeiro dia do 5ª edição do Congresso da Indústria Cerâmica de Revestimento, cerca de 300 pessoas participaram das palestras. No auditório 1, ficaram concentradas as palestras do Painel Qualidade.

Enquanto isso, no auditório 2, as Palavras Técnicas foram proferidas por profissionais conceituados no setor de cerâmica de revestimento.

Yuri Tandel, da Geoinform Ambiental, ministrou a palestra “Sondagem Geofísica aplicada à Mineração” e demonstrou as vantagens das diversas formas de realização deste processo.

Rui Acácio de Lima Neto, da empresa T-Cota Engenharia e Minerais Industriais Ltda, falou sobre o tema: “Controle da qualidade de argilitos para a produção de porcelanatos esmaltados via seca”, que ressaltou ser fundamental a qualidade da matéria-prima no processo cerâmico.

Após a explanação, o professor doutor Anselmo Ortega Boschi, complementou a explicação dizendo que a argila tem a característica perfeita de “plasticidade”.

A empresa Villagres, através de seu profissional Paulo Rossa, discorreu sobre o tema “Massa Porcelanato: Processo Via Seca ou Moagem a Seco de Massas para Porcelanatos” e mostrou as diferenças na fabricação das massas cerâmicas, suas vantagens e desvantagens.

Após um breve intervalo, Fábio Melchiades, analisou através da palestra “Consumo de Gás Natural e Emissões de CO² do Setor de Revestimentos Cerâmicos, e mostrou pontos positivos para a via seca, na comparação com a via úmida. “Imbatível no processo ambiental e economicamente mais viável”.

A empresa Imerys Ceramics, uma das patrocinadoras do Forn&Cer 2013, falou sobre a “Influência do conteúdo da alumina nos caulins utilizados em massas de porcelanatos e esmaltes transparentes” e mais uma vez, ressaltou que “é preciso que os produtos tenham qualidade para atingir o resultado esperado. A demanda pela impressão digital traz maior qualidade para as matérias-primas”.

Ainda incluindo as matérias-primas, Fábio Melchiades falou do tema: “Engobes suscetíveis ao manchamento por exposição à luz solar”, seus desdobramentos e sua incidência no dia a dia da construção civil.

Para encerrar o primeiro dia de palestras, Luciano Luis da Silva, da Endeka Ceramics, falou sobre o tema: “Qual a importância da densidade”? “70% da produção cerâmica é via seca, por isso torna-se fundamental estudar cada detalhe desse tipo de produção”.

5ª edição

O Congresso terá cerca de 40 palestras e painéis, que apresentarão os assuntos de maior interesse às indústrias cerâmicas: Decoração Digital, Energia, Recursos Humanos, Design, Mercado e Qualidade.

 

Especialistas na sede da Aspacer

O Painel de Energia contará com as palestras: “Economia Energética, ministrada pela empresa Sacmi do Brasil; Desafios e Perspectivas do Mercado de Energia, da empresa Delta Energia; Visão Geral do Mercado Livre de Gás no Estado de SP, da Capital Energia e Cogeração de Energia e Novas Oportunidades para a Indústria Cerâmica, da Comgás.

Algumas presenças já foram confirmadas, como por exemplo, o Alexandre Keese, designer, autor de livros e DVDs que tratará do assunto Photoshop, no painel Design; assim como também Deputado Federal Mendes Thame e um representante da Abraceel  – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, para participarão do painel Energia, com enfoque político e comercial.

Comitê Técnico

Para desenvolver o 5º Congresso da Indústria Cerâmica de Revestimento, a Aspacer convidou profissionais que desenvolvem importantes trabalhos dentro do setor cerâmico e que buscam a melhora constante dos produtos. O Comitê é formado por: Mariana Bocato (Cerâmica Villagres); Anselmo Boschi (Universidade Federal de São Carlos); Thais Fiório (Jornalista – Aspacer), Elisandra Fontana (Cerâmica Delta); Klaus Neumann (Cerâmica Delta); Celso Joaquim (Cerâmica Villagres); Camila Lamberti (Cerâmica Incefra) e Maria Fernanda Rodrigues dos Santos (Coordenador dos Grupos de Excelência – Aspacer).