O que são APLs de base mineral?

Arranjos Produtivos Locais (APLs) são conjuntos significativos de agentes econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos expressivos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.


Sobre o Evento

 

O Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral – CT RedeAPLmineral, coordenado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação – SEMPI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, com o apoio do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais – GTP APL do Ministério da Economia – ME e da Secretaria Executiva do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT/MCTI, constitui-se em uma instância cooperativa de coordenação e integração de ações dos APL de base mineral e de informações, de abrangência nacional sem fins lucrativos. É formada por agentes econômicos, políticos e sociais, públicos e privados, envolvidos com o desenvolvimento sustentável desses arranjos, com base em planejamento de longo prazo, destacando-se a disseminação e divulgação dessas ações por meio da realização anual de Seminário Nacional em diversas regiões.

A cidade de Araripina-PE foi escolhida para a realização da edição XVII do Seminário Nacional de APL Base Mineral e do XIV Encontro do CT RedeAPLmineral, junto ao APL Gesso do Araripe/PE, com data de realização prevista para a segunda semana de novembro de 2020. A situação provocada por medidas de restrições adotadas para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus, com severos efeitos sobre a economia e particularmente no setor mineral da cadeia produtiva da construção civil, mais especificamente no APL do Gesso do Araripe/PE, exigiu algumas mudanças à forma de realização do evento, na mesma data, resultando em um seminário com versão virtual (Webinar), e a temática “Impactos e oportunidades para os APL de base mineral em tempos de Covid”.

O Seminário Virtual “Impactos e oportunidades para os APL de base mineral em tempos de Covid”, ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro de 2020, no horário das 18 h às 20 h 30 min, por meio da plataforma Zoom, em parceria com a ASPACER, cuja programação preliminar encontra-se em seguida a esse convite, para sua consulta e avaliação.

Notícias

Cristalina

Aspacer participa de realização do Seminário Cristalina 2040

A Aspacer em parceria com o Ministério da Economia e Ministério da Ciência da Tecnologia e Inovação, através do GTP APL, IBICT e CT Rede APL Mineral realizará nos dias 25 de agosto, 1º e 8 de setembro, o Seminário Cristalina 2040. O objetivo do evento, que será virtual, é o de promover a integração

Leia mais

Seminário de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral é concluído na ASPACER

Nesta quarta-feira, 21,  o XVI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o XIII Encontro do Comitê Temático RedeAPLMineral foi aberto com uma cerimônia de Premiação das Melhores Práticas. A Premiação foi feita pelo coordenador do PMP APL Mineral 2019 e Pesquisador do IBICT, Roosevelt Tomé Silva Filha. A todos foram 10

Leia mais